Numeramento e relação família-escola: a produção do conhecimento da última década (2009-2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12027

Palabras clave:

Numeramento/letramento matemático. Relação família-escola. Estado da Arte.

Resumen

Apresentamos resultados de uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizamos um mapeamento da produção do conhecimento da última década (2009-2019) junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual constitui objetivo geral do texto. Com base na aproximação das pesquisas localizadas, concluímos que se faz necessário aprimorar estudos sobre o letramento para além do âmbito escolar, ou seja, uma proposta de investigação, como que propomos, ao se estudar o conhecimento matemático mobilizado pelas famílias constitui-se inovadora e promissora ao campo da Educação Matemática. Retratar contextos culturais de aprendizagem matemática da criança é um tema pouco explorado nos trabalhos defendidos e publicados nos últimos anos, dado que sinaliza para a relevância de investimentos nesta área.

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Biografía del autor/a

Brenda Cristina Antunes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Bolsista FAPESP de Iniciação Científica e Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-03-29

Cómo citar

Antunes, B. C., & Ciríaco, K. T. (2021). Numeramento e relação família-escola: a produção do conhecimento da última década (2009-2019). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 99–133. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12027

Número

Sección

Iniciación Científica