O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8668

Keywords:

Educação Financeira, Histórias em Quadrinhos, Ciclo de Alfabetização

Abstract

A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.

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Author Biographies

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Estatística - UFPE

Madeline Gurgel Barreto Maia, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação Matemática - PUC/SP
Mestre em Educação - UECE
Especialista no Ensino de Matemática - UECE

Carina Brunehilde Pinto Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Matemática - UFC

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Published

2019-01-13

How to Cite

Cordeiro, N. J. N., Maia, M. G. B., & Silva, C. B. P. (2019). O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 03–20. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8668

Issue

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Article