O uso do origami adaptado para o ensino das formas geométricas planas a uma aluna com deficiência visual

Authors

  • Tainá Natielle Barbosa da Cruz Universidade Federal do Pará
  • Robson dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8333

Abstract

Neste artigo discutimos as potencialidades do origami no desenvolvimento de conceitos e de caracterização de figuras geométricas planas. As discussões aqui apresentadas fazem parte de uma experiência de ensino realizada durante o curso de licenciatura em matemática. Os resultados apontam para o potencial da utilização do origami no desenvolvimento de conceitos relacionados às figuras planas, tais como: número de lados e suas medidas, a ideia de lados opostos, lados paralelos, dentre outras. Notamos dificuldades nas formas de representação dos ângulos, o que indica a necessidade de desenvolver outras estratégias para se trabalhar essa representação com alunos cegos. Diante da necessidade cada vez maior de recursos metodológicos para o ensino de Geometria, especialmente para os alunos cegos, consideramos que as discussões fomentadas contribuem para o trabalho com conceitos geométricos voltados a alunos deficientes visuais, ainda na primeira etapa do ensino fundamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tainá Natielle Barbosa da Cruz, Universidade Federal do Pará

Aluna do curso de Especialização em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Pará campus universitário do Marajó/Breves

Robson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Matemática da UFPA campus universitário do Marajó/Breves atuando na área do Ensino de Matemáticas e suas Tecnologias.

References

Brasil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília.

Fernandes, S. H. A. A, Healy, L. (2016). Rumo à Educação Matemática Inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, 7 (4), 28-48).

Published

2018-06-27

How to Cite

Cruz, T. N. B. da, & Ferreira, R. dos S. (2018). O uso do origami adaptado para o ensino das formas geométricas planas a uma aluna com deficiência visual. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 108–119. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8333

Issue

Section

Pedagogical Experiences