Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática

Authors

  • Maria das Graças Bezerra Barreto
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7316

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo.  A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas.  A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula

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Published

2018-06-27

How to Cite

Barreto, M. das G. B., & Prado, M. E. B. B. (2018). Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 39–58. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7316

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Article