A Argumentação como Recurso Didático para o Ensino da Matemática na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18290Keywords:
Postura comunicativa, Prova e demonstração, Níveis de argumentação.Abstract
Este texto, elaborado para uma conferência sobre a argumentação para acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe, tem por objetivo esclarecer a diferença entre argumentação explicativa, justificativa, probatória e demonstrativa. Também discute o espaço da Retórica, da Dialética e da Lógica no contexto didático e mostra como pode ser conduzido um processo de ensino da Matemática na perspectiva da argumentação. Identifica e discute possíveis posturas comunicativas do professor, indicando a melhor vertente. Além disso, propõe exemplos aplicáveis em sala de aula, analisa os níveis de argumentação que são apresentados por alunos da Educação Básica e conclui apontando benefícios educativos de um trabalho didático conduzido nessa perspectiva.
Downloads
References
Aristóteles (2011). Retórica: São Paulo: Edipro.
Arsac, G., Chapiron, G., Colonna, A., German, G., Guichard, Y.& Mante, M. (1992). Initiation au Rasionnoment Dèductif au Collège. Lyon: Presses Universitaires de Lyon.
Balacheff, N. (1988).Une étude des processus de preuve em mathématique chez des élèves de Collège. 608 fls. Tese (Docteur es-sciences didactiques des matheéatiques) Université Joseph Fourier-Grenoble I, INPG.
Boavida, A. M. R. (2005). A argumentação em Matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração. 995f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Lisboa, Portugal.
Brasil. Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC.
Breton, P. (2012). Como convencer? Da comunicação argumentativa à manipulação. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.3, pp. 117-132. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/411/419
Costa, M. B. L. (2022). A Argumentação de Alunos do Ensino Fundamental na Solução de Problemas Envolvendo Expressões Aritméticas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe, Aracajú.
Felice, J. (2011). O Processo de Estudo de Temas Matemáticos, Relativos ao Ensino Fundamental, por Intermédio de Situação-Problema: práticas iniciais da docência vivenciadas por acadêmicos. 178 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, PPGEDU, Campo Grande, MS.
Fiorin, J.L. (2018). Argumentação. São Pulo: Contexto.
Meyer, B. (2008). A Arte de Argumentar. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Oléron, P. (1987). L´Argumentation. 2 ed. Paris: PUF.
Padilla, C., Douglas, S.& Lopez, E. (2011) Yo argumento: Taller de prácticas de comprensión y producción de textos argumentativos. Córdoba, Argentina: Editorial Comunic-arte.
Pais, L. C. (2008). Notas de aula sobre níveis de argumentação. Campo Grande, MS: Não publicado. Não paginado.
Plantin, C. (2008). Argumentação: história, teoria, perspectivas. São Paulo: Parábola.
Robotti, E. (2002). Le Role de la Verbalization entre les Aspects Figuarux et Théorique dans le Processus de Démonstration d´un Probléme de Géometrie Plane. 279 fls. Tese (Doutorado em Didactique des Mathématiques).Grenoble, Fr: Université Joseph Fourier-Grenoble I; Gênova, It: Université de Genova.
Sales, A.(2010). Práticas argumentativas no estudo da geometria por acadêmicos de Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais, Campo Grande-MS, PPGEDU.
Sales, A. (2013). A argumentação no estudo da Geometria Analítica por acadêmicos de Licenciatura. VII CIBEM (Congreso Iberoamericano de Educación Matemática). Montevideo, UY. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/19785/1/Sales2013A.pdf
Sales, A. (2022). Argumentação e Raciocínio: uma revisão teórica. In: BIANCHESSI, Cleber (org.). Diálogos Interdisciplinares em Educação: múltiplos saberes, novos olhares- Volume 1 [recurso eletrônico]. Curitiba: BAGAI, p. 99-108.
Souza, J. M.& Sales, A. (2012). A Contribuição da Argumentação no Estudo da Geometria por Alunos do Ensino Fundamental. Anais do VI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. Arquivos, v. 6, n.1, Campo Grande: UFMS. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/3740
Weston, A. (1996). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 TANGRAM - Revista de Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.