Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600Keywords:
Diva Noronha, Expertise, Formação de ProfessoresAbstract
Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil.
Downloads
References
Beltrão, T. (2017). Reforma tornou ensino profissional obrigatório em 1971. Agência Senado. Recuperado em https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/03/03/reforma-do-ensino-medio-fracassou-na-ditadura#:~:text=A%20Lei%205.692%20mudou%20a,n%C3%ADvel%20deveriam%20tornar%2Dse%20profissionalizantes.
Brasil. (1961) Ministério da Educação e Cultura. Lei 4.024. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.
Brasil. (1971) Ministério da Educação e Cultura. Lei 5.692. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.
Camargo, F; Daros, T. (2018) A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso.
Correio da Manhã. (1971). Matemática, (Nº: 23887), recuperado 17 de janeiro de 2021, em http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=%22Diva%20Noronha%22&pagfis=195661
Ferrés, J.(1996) Vídeo e Educação. (J. A Llorens, Trad) (2. ed.) Porto Alegre: Artes Médicas.
França, D. M.(2019) Matemática nas séries iniciais: o que mudou?. Curitiba: Appris
França, D. M., & Maciel, P. R. C. (2020). Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987).REMATEC,15(34), 70-91. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p70-91.id263
Hofstetter, R; Schneuwly, B. (2020)“Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE(ORG.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. . São Paulo: Livraria da Física, p. 17-62.
Hofstetter, R; Schneuwly, B; Freymond, M.(2017). Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, pp. 55-112.
Hofstetter, R.; Valente, W. R. (2017) (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Jornal do Brasil (1989). Serviço, (Nº: 00107), recuperado em 24 de janeiro de 1989, em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_10/113880?pesq=%22Circe%20Navarro%22
Noronha, D. M. B. (1980) Proposta de solução para atualização dos professores da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro em matemática, utilizando videotapes. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Campinas, SP.
Nóvoa, A.(1995). Profissão Professor. Porto: Porto Editora.
Nóvoa, A.(1989). Profissão: Professor. Reflexões históricas e sociológicas. Porto: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Nunes, T. (1990). Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico. Educação em Revista, (12), 21-32. Recuperado em 28 de janeiro de 2021, de http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981990000200004&lng=pt&tlng=pt.
O Fluminense (1970) Centro educacional expõe os planos para 70.(Nº: 20631), recuperado 25 de janeiro de 2021, em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=100439_11&pesq=Laborat%C3%B3rio%20de%20curr%C3%ADculo%20Myrthes%20de%20Luca%20Wenzel&pasta=ano%20197&pagfis=73127
O Fluminense. (1971). Posição do Centro Educacional em face da Reforma do Ensino. Rio de Janeiro, (Nº: 20939). recuperado 26 de janeiro de 2021, em http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=100439_11&pesq=Laborat%C3%B3rio%20de%20curr%C3%ADculo%20Myrthes%20de%20Luca%20Wenzel&pasta=ano%20197&pagfis=1456
Piaget, J.(1970). Epistemologia Genética. Tradução de Os Pensadores. Abril Cultural.
Ramos, G. M.(2011) Uma história do ensino da matemática nas séries iniciais do colégio Pedro II (1984 – 2009). (Tese de doutorado). Universidade Bandeirante de São Paulo, SP, Brasil.
Saviani, D. (1987) Escola e Democracia. São Paulo, SP: Cortez/Autores Associados.
Live com Diva Noronha. [YouTube]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=Elv8XvYhbk8&feature=youtu.beManuela.
Valente, W.R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico- epistemológicas. História da Educação, 23, e77747. Epub March 28, 2019.https://doi.org/10.1590/2236-3459/77747
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.