A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431Keywords:
Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.Abstract
O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.Downloads
References
Accácio, L. O. (2006).As matérias de ensino e a prática: um momento da história. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil (pp.1-10), Campinas, São Paulo: Anais do VII Seminário Nacional do HISTEDBR.
Accácio, L. O. (2011). Navegando na história da educação brasileira – Formando o professor primário: a escola normal e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Campinas, São Paulo: Gráfica Faculdade de Educação.
Bertini, L. F.; Morais, R. S.; Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Borer, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: Hofstetter, R. Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores ( pp. 173-199). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Brasil.(1962). Matemática na Escola Primária. Biblioteca da Professora Brasileira. Brasília: MEC. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159578.
Campos, M. R.(1932). Escola Moderna. Rio de Janeiro: Est. Graphico Fernandes & Roche.
Cardoso, S. F. (2017). Experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2(5), 359-377.
Departamento de Educação (1934). Programa de Matemática e Guias de Ensino, série C. Rio de Janeiro/Distrito Federal: Companhia Editora Nacional. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115967.
Fiorentini, D. Grando, R. C.; Lima, R. C. R.; Crecci, V. M.; Costa, M. C. (2016). O professor que ensina matemática como campo de investigação: um estudo do estado da arte. Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, São Paulo: SBEM: Anais do ENEM.
Gatti, B. A.(2014). Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. 25(57), 24-54.
Hofstetter, R., Schneuwly, B.; Freymond, M. (2017). Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (pp. 55-112). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Pinto, K.P. (2009). Saberes Psicológicos na construção de uma nova cultura pedagógica (1932-1935): conteúdos, métodos, alunos. Temas em Psicologia.17(1), 63-79.
Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Resercher. 15(2), 4-14.
Valente, W. R. (2015). História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação. 14(1), 357-367. Recuperado de: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131.
Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (pp. 201-228). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.