Mathematics beyond school walls: building tables and graphs about health factors

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10874

Keywords:

Mathematics. Cheers. Statistic.

Abstract

This text is an account of an experience conducted in the discipline of Mathematics with the classes of the third year of high school. The objective of this work was to develop strategies and actions that allow students to construct, analyze and interpret graphs and tables, in cross-cutting issues through field research in their communities. The educational proposal was attended by 75 students who went to the fields and collected data from 2727 subjects. The transverse health theme and the basic concepts of Statistics were addressed. The experience allowed us to apply guidelines for practical activities that revealed advances and limits to the accomplishment of the proposed activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus Souza de Oliveira, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professor efetivo de Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com mestrado em Educação Matemática (UESC/2015), especialização em Tecnologias e Educação Aberta Digital (UFRB/2019) e em Gestão Educacional( UESB/2013) e graduado no curso de Licenciatura em Matemática com enfoque de Informática (UESB/2010). Atuou como professor de Matemática e Física do Colégio Estadual João Lopes de Oliveira (2017-2019). Tem experiência na monitoria de Cálculo I (2009) do curso de Matemática da UESB, e nas disciplinas de Matemática (2012-2016) e Física (2016) do programa UpT bem como tutor do curso de Licenciatura em Matemática - EaD, (UFRB/2015-2017) e do curso de Licenciatura em Matemática UESB EaD (2018-2019). Além disso, é autor do blog: http://matheusmathica.blogspot.com.br, espaço que busca sem fins lucrativos mostrar uma Matemática divertida, interessante e curiosa e é um dos coautores do livro "Múltiplos Olhares: a gestão educacional em foco". Área de atuação: Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Resolução de Problemas.

Alex Andrade Alves, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutor em Educação (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciado em Matemática (1999) pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Realizou estágio de pós-doutoramento, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no campo da formação de professores, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no período de 2013 a 2014. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Camaçari. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e da comunicação, prática docente, estágio curricular supervisionado e formação/desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

References

Brasil (1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2006) Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: MEC/SEF.

Brasil (2002) Ministério da Educação. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos PCN – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, MEC/Semtec.

Brasil (2002) Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde/Ministério da saúde, secretaria de políticas de saúde, projeto promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

Cazorla, I. M.; Magina, S. M. P.; Ferreira, V. G. G.; Guimarães, G. L. (org.).(2017) Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. (Biblioteca do Educador, Coleção SBEM, 9, E-book.).

D’ambrosio, Ubiratan.(1986) Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus.

Pereira, S. (2009) A leitura e interpretação de tabelas e gráficos para alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma intervenção de ensino. 180 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Published

2020-03-30

How to Cite

Oliveira, M. S. de, & Alves, A. A. (2020). Mathematics beyond school walls: building tables and graphs about health factors. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 98–111. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10874

Issue

Section

Pedagogical Experiences