Applications of geometric shapes in the public high school in the municipality of Quixeramobim – CE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10079

Keywords:

Geometric. Mathematics. Teaching.

Abstract

The use of geometric shape applications for adolescents in the teaching process. This paper aims to elucidate the applications of geometric shapes in the subject of mathematics in high school. Initially, it lists the theoretical bases of geometry in mathematics, its functions and concepts; it reports geometric forms as a learning tool; and finally, it describes the role of the educator in the teaching of mathematics in a full-time public school. The methodology used is based on a bibliographic research with research in books, journals, journals, websites and field research, which report the importance of mathematical logic reasoning. The problem concerns the use of geometric shapes as an auxiliary pedagogical tool in the early grades of high school. The justification is based on the discipline of mathematics as a fundamental element for the perception of theories and practices that have been developed and used in the current context.

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Author Biographies

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tecnólogo em Alimentos-CENTEC (2015), Licenciado em Matemática-IFCE (2016), Licenciatura em Filosofia-FAERPI (2015), Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva-UNIQ (2015), Especialização em Docência do Ensino Superior-UNOPAR (2016), Graduando em Engenharia Civil - Faculdade Maurício de Nassau (2017), Especialização no Ensino de Matemática-ISEIB (2017), Especialização em EPCT-IFCE (2019) Mestrado Profissional em Ciências e Matemática-UFC (2019). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Topografia, Cartografia com ênfase em Agrimensura, Web Designer, AutoCad 3D. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, Topografia, Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico, Cálculo e Geometria. Tem experiência na área de Engenharia em Alimentos, com ênfase na Tecnologia de Alimentos e Bioquímica dos Alimentos. Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education.

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Published

2020-03-30

How to Cite

Santiago, P. V. da S., & Alves, F. R. V. (2020). Applications of geometric shapes in the public high school in the municipality of Quixeramobim – CE. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 112–131. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10079

Issue

Section

Pedagogical Experiences