Educação Financeira para estudantes da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8988Keywords:
Educação Financeira. Minicursos. Compras.Abstract
Este trabalho aborda uma experiência com a Educação Financeira, objetivando apresentar os resultados das aplicações dos minicursos na modalidade de Ensino Superior, elaborados a partir de um projeto de extensão aprovado pelo edital 05/2017 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri, desenvolvido na Unidade de Campos Sales (URCA/UDCS), nos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Matemática. Ocorreram quatro minicursos compostos por dois momentos, um teórico e outro prático. Para darmos início ao minicurso, aplicamos um questionário para identificar a média da idade dos participantes e como estavam sendo suas atitudes financeiras. Em seguida, foram explanados conteúdos de Educação Financeira e feitas atividades com os participantes para identificar situações de consumo consciente e compras por impulso. Durante a aplicação das atividades conseguimos observar nas discussões dos participantes um maior cuidado com seu orçamento e suas compras.Downloads
References
Araújo, C. R. V. (1992). Matemática financeira: uso das minicalculadoras HP 12C e HP19BII. São Paulo: Atlas.
Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Britto, R. R. (2012). Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora.
Campos, A. B. (2013). Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de Jovens-Indivíduos-Consumidores (Jic's). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Idec. (2008). Estudo sobre o crédito e superendividamento dos consumidores dos países do MERCOSUL. São Paulo. Recuperado em 06 de fevereiro, 2017.
dehttp://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/20100420/Relatorio_Idec_Superend ividamento_CI_FINAL.pdf.
Kistemann JR., M. A. (2011). Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Peretti, L. C. (2008). Educação Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro. Paraná: Instituto Stringhini Paraná.
Pinheiro, C. R. (2015). As contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. EBRAPEM. Recuperado em 01 Março, 2017, de http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/GD5_Rodrigo_Pinheiro.pdf
Serasa Experian. (2016). Inadimplência atinge 9,4 milhões de jovens no Brasil. Recuperado em 27 Fevereiro, 2017, de http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2016/05/24/inadimplencia-atinge-94-milhoes-de-jovens-no-brasil-revela-estudo-inedito-da-serasa-experian/.
Scolari, L. C., Grando, N. I; Marasini, S. M. (2013). Concepções de Professores de Matemática sobre Educação Financeira. VII CIBEM, Montevideo – Uruguai.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.