Currículo de estrutura algébrica grupo: análise preliminar de um livro didático
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7318Keywords:
Estrutura algébrica grupo. Currículo. Livro didático.Abstract
Neste artigo temos como objetivo apresentar uma análise preliminar do capítulo sobre estrutura algébrica grupo do livro Álgebra Moderna empregado em cursos de Licenciatura em Matemática. Durante o período de nosso doutoramento em Educação Matemática, tivemos a oportunidade de analisar alguns livros didáticos que trabalham esse assunto, sendo ele o único redigido para ser utilizado apenas em cursos de Licenciatura em Matemática. Metodologicamente consiste em um trabalho documental, denominado síntese, que faz parte da nossa pesquisa intitulada “Um estudo sobre estrutura algébrica grupo: potencialidades e limitações para generalização e formalização”. Segundo Sacristán, há diferentes níveis de currículo, contudo aqui retratamos o currículo moldado aos professores que ministram esse componente curricular. Observamos que antes do conteúdo é apresentado o contexto histórico, que alguns exercícios possuem respostas e que ao evitarem o formalismo matemático, as demonstrações tornam-se confusas.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, I. M. B. O conceito de grupo: sua formação por alunos do curso de matemática. 2005. 333 p. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3111. Acesso em 11 abr. 2013.
BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A. A Dialética entre Pensamento e Simbolismo Algébricos. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.12, n.2, pp. 354-368, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4198/3310. Acesso em: 28 dez. 2016.
BUSSMANN, C. J. C. Conhecimentos Mobilizados por Estudantes do Curso de matemática sobre o Conceito de Grupo. 2009. 90 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000151199. Acesso em: 11 abr. 2013.
DOMINGUES, H. H.; IEZZY, G. Álgebra moderna. 4 edi. São Paulo: Editora Atual. 2003.
ELIAS, H. R. Dificuldades de Estudantes de Licenciatura em Matemática na compreensão de grupo e/ou isomorfismo de grupos. 2012. 152 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000170670. Acesso em: 11 abr. 2013.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos, 3ª Edição. Campinas, São Paulo: Autores Associados. 2009
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1[10], p. 78-91, mar. 1993.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.