A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental
uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763Keywords:
Early years.Abstract
O ensino de álgebra nos anos iniciais tem sido discutido mais recentemente em nosso país e é uma área muito importante da matemática que deve ser abordada desde os primeiros anos escolares. O objetivo, desta investigação, foi analisar a abordagem de álgebra presente nos Planos de Estudos Tutorados – PET – do 2º ano do Ensino Fundamental em Minas Gerais. Desenvolveu-se uma análise documental desses materiais que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para o ano de 2020 como alternativa para dar continuidade ao ano letivo durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia. A partir das análises, constatou-se que as atividades presentes nos materiais se voltam para estimular o reconhecimento de padrões e o estabelecimento de generalizações entre os termos de uma sequência, além da compreensão de conceitos matemáticos que exercem influência na aprendizagem de conteúdos algébricos em níveis de ensino mais avançados.
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