Ensinar e aprender multiplicação: uma proposta com alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13583Keywords:
Educação Matemática, Multiplicação, SurdoAbstract
O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo a produção de dados realizada em oito encontros, entre 2017 e 2018. Os sujeitos foram um grupo de alunos surdos do 5º ano do Ensino Fundamental e nas atividades foram utilizados materiais concretos. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Os resultados mostraram que os alunos resolveram diferentes situações por meio da multiplicação, compreendendo que o algoritmo da multiplicação é comutativo. Ainda, ao manusearem os materiais concretos, ou representá-los por meio de desenhos, entenderam o conceito da multiplicação, em que cada termo tem sua função específica.Downloads
References
Brasil. (2002). Ministério da Educação. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Recuperado de http://www.libras.com.br/lei-10436-de-2002.
Brasil. (2005). Ministério da Educação. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Recuperado de http://www.libras.com.br/lei-10436-de-2002.
Moreira, M. A. A. (2002). Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o Ensino de Ciências e a Pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, 7(1). Recuperado de https://goo.gl/crAHYR.
Moreira, M. A. (2011). Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
Moura, M. C. (2014). Surdez e linguagem. In: Lacerda, C. B. F., & Santos, L. F. (Org). Tenho um aluno surdo, e agora? São Carlos, SP: EdUFSCar, Cap. 1. p. 13-26.
Powell, A. B.; Francisco, J. M.; Maher, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Bolema, Rio Claro-SP, 17(21), 81-140. Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538
Santos, J. C. F. (2008). Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação.
Vergnaud, G. (2008). Entrevista com Gérard Vergnaud. Nova Escola, 215. Recuperado de https://goo.gl/8CqVpd.
Vergnaud, G. (2009a). A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed. Da UFPR.
Vergnaud, G. (2009b). O que é aprender? In: Bittar, M., & Muniz, C. A. (Org). A aprendizagem matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Curitiba: CRV, Cap. 1. p. 13-35.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.