Recorte de pesquisas brasileiras sobre Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.12894Keywords:
Etnomodelagem, Modelagem Matemática, Etnomatemática, MapeamentoAbstract
Este artigo objetiva analisar como se apresentam as pesquisas, divulgadas por meio de artigos científicos, que tratam sobre a etnomodelagem. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Google Acadêmico artigos que apresentassem a etnomodelagem como foco de estudo. Foram considerados como corpus de análise 14 pesquisas. Como resultado, compreendeu-se que as pesquisas sobre etnomodelagem tentem a seguir duas direções: a) teóricos; b) ‘na’ ou ‘para’ sala de aula. Os artigos teóricos concentram-se em uma dupla de autores, pesquisadores brasileiros que atualmente dedicam-se ao estudo da Etnomodelagem. Na categoria “na ou para sala de aula”, autores diversos apresentam relatos e∕ou propostas de utilização da Modelagem Matemática aliada à Etnomatemática para estudantes da Educação Básica.
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