Modelagem na educação matemática: contribuições da teoria a prática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12243Keywords:
Educação matemática, Prática EducativaMatemática, Modelagem MatemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a Modelagem Matemática e exemplos de atividades práticas desenvolvidas em sala de aula. Acredita-se que o potencial da Modelagem pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e permitindo ainda a reflexão dos docentes nas ações de seu planejamento. Apresenta-se teóricos da Modelagem Matemática: Bassanezi, Barbosa e Davis e Hersh entre outros, que caracterizam a área de estudo e permitem maiores reflexões sobre o assunto. Demonstra-se que algumas atividades que foram desenvolvidas no 9° ano do Ensino Fundamental. Correlaciona-se a teoria com as atividades e concluímos que as atividades desenvolvidas na Modelagem Matemática estimulam os alunos em suas aprendizagens, assim como auxiliam no planejamento do professor. Identifica-se ainda que a Modelagem Matemática permite diálogos entre os diferentes saberes, e interlocutores do processo de ensino e aprendizagem. E por fim, conclui-se que a pesquisa dessa grandeza deve ser utilizada nos processos de formação de professores.
Downloads
References
BARBOSA, J. C. (2004). Modelagem Matemática. O que é ? Por que ? Como? Veritati, n. 4, p.73 - 80
BARRETO, A. C. (1971). Tópicos de análise, Brasil, IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada)
BASSANEZI, R. C. (1994). Modelagem Matemática. Dynamis, Brasil. Blumenau, v. 2, n. 7, p. 55-83, abril/junho
BASSANEZI, R. C. (1999). Modelagem Matemática: Uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. Biomatemática IX. p.9-22
BASSANEZI, R. C. (2002). Modelagem Matemática. Brasil. Editora Contexto
BIEMBENGUT, M. S. (1999). Modelagem Matemática & Implicações no Ensino-Aprendizagem de Matemática. Brasil, Blumenau, Editora da FURB
BOOTH, D. (1989). Transformation geometry concepts in children´s spontaneous pattern painting in the primary school. In: BLUM, Werner; NISS, Mogens; HUNTLEY, Ian (orgs.). Modelling, applications and applied problem solving: teaching mathematics in a real context. Chichester –Inglaterra, Ellis Horwood, p.70-77
BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (2008). Educação Matemática: contribuições para a compreensão de sua natureza. In: Acta Scientiae, Brasil, (ULBRA), v. 10, p. 93 – 106, julho/dezembro
CARVALHO, D. L., MIGUEL, A. MENDES, I. A. e BRITO, A. de J. (2009). História da Matemática em atividades didáticas. Brasil, 2ª ed São Paulo: Editora Livraria da Física
DAMBRÓSIO, Ubiratan. (1986). Da realidade à ação — reflexões sobre educação e matemática. Brasil, São Paulo, SUMMUS/UNICAMP. 115p.
D´AMBROSIO, U. (1999). A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.(org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. Brasil, São Paulo: UNESP, p. 97-115.
DAVIS, P. J., HERSH, R. (1986). A Experiência Matemática. Brasil, Rio de Janeiro, Francisco Alves
FERREIRA, E. S. (1994). A importância do conhecimento etnomatemático Indígena na escola dos não-índios. Eni Aberto, Brasil, Brasília, ano 14, n. 62, abril/junho
FERREIRA, D.H.L.; WODEWOTZKI, M.L.L. (2007). Questões ambientais e Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do ensino fundamental. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola.(orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p.115-132
FRIEDMANN, C.V.P.;LOZANO, A.G. (2007). Modelagem e modelos discretos: uma necessidade do ensino atual. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola.(orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p.133-148
GAZZETA, M. A. (1989). Modelagem como estratégia de ensino da Matemática em cursos de aperfeiçoamento de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP. Brasil, Rio Claro
GRANDSARD, F.; SCHATTEMAN, A. (1989). Problem solving for first year university students In: BLUM, Werner; NISS, Mogens; HUNTLEY, Ian (orgs.). Modelling, applications and applied problem solving: teaching mathematics in a real context. Chichester –Inglaterra, Ellis Horwood, p.177-183
HERMINIO, M. H. G., BORBA, M. C. (2010). A noção de interesse em projetos de modelagem Matemática, Revista: Educação Matemática e Pesquisa, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, São Paulo, v. 12, n.1, p.111-127
MALHEIROS, A. P. S. (2008). Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil, Rio Claro – São Paulo
MATURANA, H. R., VARELA, F. G. (1999). A Árvore do Conhecimento, tradução de Jonas Pereira dos Santos. Editora Psy II: Brasil, Campinas
PONTE, J.P. (199). Matemática: Uma disciplina condenada ao insucesso? Portugal Universidade de Lisboa
SANT´ANA, M.F. (2007). Modelagem de experimento e ensino de Cálculo. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola.(orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p.149-160
TOLEDO, E. C. V., MEYER J. F. C. A., FILHO, R. B. (2005). Modelagem Dinâmica de um reator de Hidrotratamento. 3º Congresso Brasileiro de P&D em petróleo e gás. Brasil, Salvador, Bahia. Disponível em <http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0186_05.pdf>
TORTOLA, E. (2012). Os usos da linguagem em atividades de modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 168 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Brasil, Londrina
WITTGENSTEIN, L. (1980). Remarks on the philosophy of psychology (RPP, 1). Oxford: Blackwell
WITTGENSTEIN, L. (2012). Investigações Filosóficas. 7. ed. Tradução de Marcos G. Montagnoli. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, Brasil. 350 p. Tradução de: Philosophische Untersuchungen.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.