Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12211Keywords:
Demonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.Abstract
O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa sobre a contribuição da demonstração em geometria para o enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades em Matemática. Foi uma pesquisa experimental que resultou em uma Dissertação de Mestrado. Foi desenvolvida com estudantes atendidos no Centro Estadual Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, situado em Campo Grande - MS no ano de 2019. Foram propostas tarefas de demonstração para os estudantes e depois solicitado que fizessem uma avaliação, em forma de redação, sobre a pertinência e o potencial motivador, na perspectiva deles, das tarefas desenvolvidas. A análise da técnica de resolução se deu com a contribuição da Teoria Antropológica do Didático. Observou-se que essas técnicas variaram tanto quanto aos recursos representacionais utilizados como quanto à tecnologia presente. As avaliações mostraram ser pertinente e motivador para eles o uso da demonstração.
Downloads
References
Bittar, M. (2017) A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké, revista de Educação Matemática. SP. v. 25, n. 3, set. – dez. de 2017, p. 364 - 387. ISSN 2176-1744. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640/17410
Brasil (2001). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretaria de Educação Especial – MEC, SEESP. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf
Brasil. (2006) Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2. ed. Brasília – DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf
Burns, D. E. et al. (2014)Altas Habilidades/Superdotação – Manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. Curitiba, Juruá.
Chevallard, Y. (1992) Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique, Recherches en didactique des mathématiques, Vol.12-1, La Pensée Sauvage, Grenoble, 73-112.
Chevallard, Y. (1993)Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité Mathématique. Intervention au Séminaire de l’Associazione Mathesis (Turin, 3 février 1994). Texte paru dans les Actes du Séminaire pour l’année 1993-1994, p. 190-200. Recuperado de http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125
Chevallard, Y.(1998) Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. In : L’UNIVERSITE D’ETE, 1998, p.91-118. Actes de l’Université d’été La Rochelle. Clermont-Ferrand, France: IREM
Chevallard, Y. (2007) Le développement actuel de la TAD: pistes et jalons.
Recuperado de http://yves.chevallard.free.fr/
Gómez, M. S.; Ruiz, M. J. & Prieto, L. (2014)Perfiles emocionales de superdotados y talentos. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) Criatividade e Emoção. Curitiba – PR: Juruá.
Iezzi, G., Doice,O.,& Pompeo, N.(1985) Fundamentos da matemática elementar. Vol. 7. São Paulo: Atual
Leite, A. M., Franchi, A., Onaga, D.S., Pires, R.C., & Carvalho, D.L. (1985/1986) O ensino da Geometria no 1º grau. Grupo Momento
Maeder, A. M. (S.d) Curso de matemática. São Paulo: Edições Melhoramentos.
Machado, J. M. & Stoltz, T. (2014) O pensamento criativo de aluno superdotado matematicamente talentoso na resolução de problemas de matemática. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) Criatividade e Emoção. Curitiba – PR: Juruá
Mendes, H. L. (2015) Análise Praxeológica de livro didático de matemática. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.10, n. 1, p. 199-219
Muniz, C. (2014) O fazer matemática na escola e o desenvolvimento da inteligência: A criatividade revelando capacidades cognitivas. Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade.Campinas – SP: Papirus.
Pastré, P., Mayen, P., & Vergnaud, G. (2019) Didática Profissional. In: Gruber, C.,
Allain, O., & Wollinger, P.(Orgs.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, p.11-87.
Robert, A. (1987) Quelques outils d’analyse épistemologique et didactique de connaissances mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Actes de la IX école d’ete de didactique des mathématiques. Houlgate. França.
Silva, J. J. (2002) A Demonstração Matemática da Perspectiva da Lógica Matemática. In: Borba, M. C. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA. ano 15, n. 18, Rio Claro, UNESP
Stadler, R. R. (2016) Investigação do raciocínio – lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação presentes na sala de recursos multifuncional, Tipo I. Guarapuava, PR, 2016. 223f. Dissertação de Mestrado. Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4931829 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.