Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10215Keywords:
Modelagem Matemática. Música. Função seno.Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo construir um modelo, utilizando notas musicais, que possa ser aplicado no ensino de matemática. Para tanto, utiliza-se das etapas referentes ao processo de modelagem matemática para construção do referido modelo. Ao tocar um violão, foram feitas gravações de notas musicais em ambiente computacional - software, e posteriormente a análise da escala musical da nota Ré, a fim de perceber a relação de proporção entre elas a partir da frequência. A partir disso, foi realizada uma representação dessa mesma nota musical no software Geogebra, a qual originou em um gráfico representativo da função seno. A construção do modelo mostra relações podem ser exploradas em sala de aula, por meio da modelagem matemática, por exemplo. Atividades como estas, se aplicadas em sala de aula, podem facilitar a aprendizagem de Matemática, especificamente de funções trigonométricas – função seno.
Downloads
References
Abdounur, Oscar João. (2003). Matemática e Música: pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras Editora.
Bassanezi, Rodney Carlos. (2010). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto.
Bogdan, Robert & Biklen, Sari. (2010). Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto.
Biembengut, Maria Salett. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 1ª Ed. São Paulo: EDIFURB.
Biembengut, Maria Salett. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf > Acesso em 15 de outubro de 2018.
Brasil. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículo e Educação Integral. Brasília – DF: MEC, SEB, DICEI, 562 p.
Brasil. (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.
Camargos, Chrislei Bruno Ribeiro (2010). Música e Matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG.
Gardner, Howard. (1994). Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.
Gardner, Howard. (1995). Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.
Grams, Ana Laura Bertelli. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Médio: Percepção matemática por meio da música. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas. (2016). Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.