O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Cotidiano, Sem mais nem menos, Covid-19Resumo
Neste artigo, apresentaremos uma das atividades desenvolvidas e aplicadas pelo grupo de extensão “Sem mais nem menos”, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, destacando seus resultados nas aplicações on-line e presencial. A atividade tem por título “Algoritmo e fluxograma: a matemática na receita de bolo” e aborda os conceitos matemáticos de algoritmo e fluxograma por meio da receita de um bolo de chocolate. Seu principal objetivo foi mostrar o conceito de algoritmo relacionado à matemática do cotidiano. No formato on-line, a atividade foi aplicada por meio de uma live no Instagram do projeto e, ao retornar ao presencial, foi aplicada em uma escola do município de Maceió, Alagoas. Ao final das aplicações, foi evidenciada a importância da atividade, pois propiciou uma aprendizagem mais significativa para os estudantes, ganho pedagógico para professores e aproximou a Universidade da sociedade envolvida.
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