Mentalidades Matemáticas: recorrendo a atividades piso baixo/teto alto para desenvolvimento do senso numérico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17650

Palavras-chave:

Mentalidades Matemáticas., Piso baixo/teto alto., Atividades Investigativa

Resumo

Discussões e sugestões sobre as práticas da Matemática em sala de aula têm sido analisadas e envolvido muitos professores/educadores. A abordagem Mentalidades Matemáticas, proposta por Jo Boaler vem ganhando reconhecimento nesse processo. É nesse caminho que este trabalho propõe a utilização de atividades investigativas, que se enquadram nas atividades denominadas piso baixo/teto alto, com nossos alunos. Além disso, o presente trabalho surge, também, como uma contribuição para a discussão de como tornar a aula de matemática num espaço dinâmico e motivador, dando especial destaque ao desenvolvimento do senso numérico e sua importância.

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Biografia do Autor

João Domingos Gomes da Silva Junior, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Matemática aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é aluno de doutorado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Atua como professor do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, estatística, geometria diferencial, estimativa de curvatura, grafos e teoria espectral de grafos.

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Colédio Pedro II

Possui graduação em Matemática com Ciências da Educação (Bacharelado) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1981) e em Ensino da Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1995), mestrado em Matemática/Ensino pela Universidade de Aveiro-Portugal (2000), doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro-Portugal (2012). Tem experiência na área de Matemática e de Ensino de Matemática. Trabalha na área de Teoria Algébrica dos Grafos e de Estruturas Combinatórias com ênfase no estudo de politopos. Atualmente atua na educação básica e na formação de Professores, no mestrado profissional em rede nacional de Matemática- Profmat- e no Curso de Especialização em Educação Matemática do CP2.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Silva Junior, J. D. G. da, & Costa, L. M. G. C. da. (2024). Mentalidades Matemáticas: recorrendo a atividades piso baixo/teto alto para desenvolvimento do senso numérico. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 147–167. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17650

Edição

Seção

Artigos