O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029Palavras-chave:
Educação Matemática, Memoriais de Formação, Formação InicialResumo
A pesquisa tem se constituído como um elemento importante para o (re)pensar da prática docente, como uma produção criativa de conhecimento. Uma das formas de se fazer ou estimular a pesquisa em cursos de graduação é por meio da Iniciação Científica. Neste artigo temos por objetivo apresentar como dois licenciados se constituíram pesquisadores em um curso de Matemática-licenciatura de uma universidade pública federal. Para tanto, analisamos excertos dos memoriais de formação que ambos escreveram ao término da graduação. Como resultados observamos os licenciandos buscaram a pesquisa por diferentes motivos: um foi por influência familiar e o outro foi por questões financeiras; já na Iniciação Científica percebemos que a visão de pesquisa foi mudando com a escrita e a participação em eventos, não era mais visando só o currículo Lattes.
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