Educação financeira na escola: falando de juventude, consumismo e projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12615

Palavras-chave:

Educação financeira. Escolas. Consumismo. Projeto de vida.

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar criticamente a abordagem sobre Gestão Financeira Pessoal apresentada pela coleção de livros “Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio”, disponibilizado pelo Ministério da Educação para as escolas brasileiras. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem aporte teórico na sociologia de Bauman e nas concepções de projeto e comunicação postuladas por Machado e Skovsmose. Apresentamos uma sistematização do material empírico selecionado e a abordagem das categorias custo, recebimento, planejamento, poupança e crédito. Enfatizamos os temas que transversa o conteúdo do material, o consumismo e projetos de vida, destacando a importância dos mesmos para pensarmos uma sociedade onde tenha lugar para todos. Por fim, apresentamos as conclusões, em que retomamos a proposta desenvolvida e destacamos potencialidades e fragilidades do material do MEC, objetivando analisar as abordagens das categorias e apresentando sugestões de melhorias, disposto a aprimorá-lo.

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Biografia do Autor

Júlio Henrique Silva Piaia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Acadêmico do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Piaia, J. H. S., & Bernardi, L. T. M. dos S. (2020). Educação financeira na escola: falando de juventude, consumismo e projeto de vida. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 134–153. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12615

Edição

Seção

Iniciação científica