Educação financeira na escola: falando de juventude, consumismo e projeto de vida
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12615Palavras-chave:
Educação financeira. Escolas. Consumismo. Projeto de vida.Resumo
Este artigo relata resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar criticamente a abordagem sobre Gestão Financeira Pessoal apresentada pela coleção de livros “Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio”, disponibilizado pelo Ministério da Educação para as escolas brasileiras. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem aporte teórico na sociologia de Bauman e nas concepções de projeto e comunicação postuladas por Machado e Skovsmose. Apresentamos uma sistematização do material empírico selecionado e a abordagem das categorias custo, recebimento, planejamento, poupança e crédito. Enfatizamos os temas que transversa o conteúdo do material, o consumismo e projetos de vida, destacando a importância dos mesmos para pensarmos uma sociedade onde tenha lugar para todos. Por fim, apresentamos as conclusões, em que retomamos a proposta desenvolvida e destacamos potencialidades e fragilidades do material do MEC, objetivando analisar as abordagens das categorias e apresentando sugestões de melhorias, disposto a aprimorá-lo.Downloads
Referências
Aquino, C. D. (2001). Educação financeira: 20 dicas para ajudar você a educar seu filho ( 2a ed.). São Paulo: Me Poupe.
Bartho, V. D. de O. R. & Mota, N. A. (2020).Aspectos da concepção de educação matemática crítica em material didático de educação financeira. Perspectivas da Educação Matemática, 13(31), 01-18. Doi: 10.46312/pem.v13i31.7830
Bauman, Z. (2008). Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CONEF (2013a), Comitê Nacional de Educação Financeira Educação financeira nas escolas: ensino médio: livro do aluno. Brasília: CONEF. Recuperado de https://www.institutoclaro.org.br/wpcontent/uploads/legado/fckeditor/file/aluno_ bloco01_2014.pdf
CONEF (2013b), Comitê Nacional de Educação Financeira Educação financeira nas escolas: ensino médio: livro do aluno. Brasília: CONEF. Recuperado de https://www.institutoclaro.org.br/wpcontent/uploads/legado/fckeditor/file/aluno_ bloco02_2014.pdf
CONEF (2013b), Comitê Nacional de Educação Financeira Educação financeira nas escolas: ensino médio: livro do aluno. Brasília: CONEF. Recuperado de https://www.institutoclaro.org.br/wpcontent/uploads/legado/fckeditor/file/aluno_ bloco03_2014.pdf
Machado, N. J. (2000). Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras.
Skovsmose, O. & Penteado, M. G. (2008). Trabalho com projetos na educação matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ ix_enem/Html/comunicacaoCientifica.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.