A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10814

Palavras-chave:

Jogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre como os livros didáticos de Matemática, do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 apresentam e prescrevem a utilização dos jogos didáticos. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo, onde foram analisados o conteúdo de cinco das onze coleções do PNLD considerando as seguintes categorias: Jogos de Aplicação, Curiosidades, Material Didático e Situação-Problema. Para este trabalho selecionamos os Jogos de Aplicação e Curiosidades, categorizados em jogos de estratégia, de conhecimento, pré-instrucionais, coinstrucionais e pós-instrucionais. No material avaliado prevalecem os jogos de aplicação inseridos, na maioria das vezes, ao final da seção do livro didático como uma forma de aprofundamento do conteúdo em estudo.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Melo, A. J. G. de, & Marcatto, F. S. F. (2020). A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 208–228. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10814

Edição

Seção

Iniciação científica