A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10814Palavras-chave:
Jogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.Resumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre como os livros didáticos de Matemática, do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 apresentam e prescrevem a utilização dos jogos didáticos. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo, onde foram analisados o conteúdo de cinco das onze coleções do PNLD considerando as seguintes categorias: Jogos de Aplicação, Curiosidades, Material Didático e Situação-Problema. Para este trabalho selecionamos os Jogos de Aplicação e Curiosidades, categorizados em jogos de estratégia, de conhecimento, pré-instrucionais, coinstrucionais e pós-instrucionais. No material avaliado prevalecem os jogos de aplicação inseridos, na maioria das vezes, ao final da seção do livro didático como uma forma de aprofundamento do conteúdo em estudo.Downloads
Referências
Bardin, L. (2011) Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Brasil. (2017) Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p.7 – 19 jul. 2017.
Barroso, J. M. (2006) Projeto Araribá; v.6. 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna.
Campos, M. F. T. S. (2009) Jogos e Materiais Concretos em Livros Didáticos de Matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte.
Dante, L. R. (2016) Projeto Teláris: Matemática; v.8. 2º ed. São Paulo: Editora Ática.
Elorza, N. S. L. (2013) O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
Grando, R. C. (2000) O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000.
Grando, R. C. (1995) O Jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo EnsinoAprendizagem da Matemática. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.
Mazzieiro, A. S; Machado, P. A. F. (2015) Descobrindo e aplicando a matemática; v.6. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora Dimensão.
Onaga, D. S.; Mori, I. (2015) Ideias e desafios; v.6. 18ª ed. São Paulo: Editora Saraiva.
Souza, J.; Pataro, P. M. (2015) Vontade de Saber; v. 6. 3ª ed. São Paulo: Editora FTD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.