Interseções culturais na Educação Matemática: vivência de uma exposição da Etnomatemática em uma escola
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18198Palavras-chave:
Exposição Cultural, Educação Matemática, Programa Residência PedagógicaResumo
Uma das lacunas no nosso sistema educacional brasileiro é a falta de representatividade das diferentes culturas na educação como um todo, e, portanto, na matemática. Sendo assim, o presente artigo tem o objetivo de relatar a vivência de um residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Montes Claros em uma exposição de uma Feira Cultural numa escola pública no município de Montes Claros – Minas Gerais, mostrando as práticas interculturais, jogos e exibições com o Programa Etnomatemática. Quanto aos resultados desta pesquisa empírica, foi possível explorar diversas facetas da Etnomatemática para envolver e estimular os estudantes. Também foi possível concluir, por meio da observação participante e dos questionamentos realizados, que com a Etnomatemática, houve ótimos resultados entre os participantes, pois ela é uma abordagem que traz uma série de considerações importantes, que merecem ser levadas em consideração, dentre elas, o reconhecimento da diversidade, promoção da inclusão, desconstrução de estereótipos étnicos e educacionais, integração interdisciplinar, respeito às culturas e estímulo à curiosidade.
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