Atendimento Educacional Especializado: um olhar para a educação escolar indígena (Guarani/Kaiowá) e inclusiva no Município de Amambai-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18165

Palavras-chave:

Educação Indígena; , Educação Inclusiva; , Modalidade de ensino

Resumo

A educação escolar indígena vive de uma luta constante por seus direitos constitucionais e linguísticos, e pelo reconhecimento por uma educação diferenciada, intercultural e bilingue, que atenda às necessidades da comunidade local, regional e em âmbito nacional. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da educação inclusiva na modalidade Educação Escolar Indígena no município de Amambai-MS, nos anos de (2020-2023). Foi realizada pesquisa documental com abordagem qualitativa, tendo como material de análise, planilhas dos atendimentos individuais da educação especial indígena pela escola alvo desta pesquisa. Realizou-se ainda, entrevista com uma pessoa da comunidade, Nandesy (líder religiosa) e com uma servidora pública. Finalizamos com o entendimento de que, com relação ao estudante especial para o Guarani/Kaiowá leva-se em consideração as questões culturais dos mais antigos, valores estes que precisam ser incorporados ao modelo pedagógico da escola indígena. Consideramos que as políticas educacionais, especificamente as voltadas para a educação especial/indígena, precisam ser pensadas e repensadas entre outras políticas públicas, como as da saúde e social principalmente. Esperamos que a partir destes dados aqui apresentados, está pesquisa seja um instrumento de orientação a outros pesquisadores, um convite a mergulhar neste universo das crianças especiais/indígenas, para que assim assegure o direito, a aprendizagem, o bem-estar social, e inclusão, respeitando as especificidades de cada etnia, para que assim seja eliminado a invisibilidade destes alunos no contexto escolar.

 

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Biografia do Autor

Maria Adriana Torqueti Rodrigues, UFGD/ UEMS

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e Pedagogia pela Faculdade de Paraíso do Norte (2019), especialista em Fomação de Profissionais em Educação(UFGD/2014), mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (UFGD/2010). Experiencia no Ensino Superior na área de Biologia Geral e práticas interdisciplinares, ensino fundamental e médio na educação do estado de Mato Grosso do Sul e rede Municipal de Dourados.

Racquel Valério Martins, Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca

Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca

Aparecida Benites, SEMED Amambai

Universidade Estadual de mato Grosso do Sul/Secretaria Municipal de Educação/ Amambai.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Rodrigues, M. A. T., Martins, R. V., & Benites, A. (2024). Atendimento Educacional Especializado: um olhar para a educação escolar indígena (Guarani/Kaiowá) e inclusiva no Município de Amambai-MS: . Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(2), 65–90. https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18165

Edição

Seção

DOSSIÊ- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS