Pantanal on stage: exploring the culture of Mato Grosso do Sul through a digital game

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17712

Keywords:

Culture, Game, Pantanal

Abstract

This article presents the development of the digital game “Capivara Ninja”, an innovative initiative that aims to explore and showcase the rich culture of the Pantanal in Mato Grosso do Sul. The game offers players an immersive and educational experience, immersing them in an authentic and multifaceted cultural universe. Based on multidisciplinary research, collaboration with experts and an interdisciplinary approach, “Capivara Ninja” captivates players with an engaging narrative that encompasses cultural traditions, languages, historical influences and the unique ecology of the Pantanal. In addition to celebrating the culture of the region, the game also promotes environmental awareness, highlighting the interconnection between culture and environment. By adopting a playful approach, “Capivara Ninja” makes learning interactive and engaging, becoming a valuable tool for education and the promotion of Pantanal culture. With the potential for continuous evolution and an exemplary multidisciplinary approach, the game represents an innovative way to uncover and celebrate the cultural riches of the Pantanal in Mato Grosso do Sul, inspiring a deeper appreciation of this unique region.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais.

André Suehiro Matsumoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -UEMS/UFRN (CAPES 4), área de concentração em Linguagens e Letramento, atuando nos seguintes temas: gêneros discursivos, Círculo de Bakhtin, leitura, gênero propaganda/publicidade e ensino de língua . Especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais. Especialista em Letras - Estudos Linguísticos. Graduado em Letras - Habilitação Português/Inglês - Licenciatura - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),unidade de Dourados. Desenvolveu, como bolsista de extensão da UEMS, ações multidisciplinar e interdisciplinar, no campo de ensino/aprendizagem, baseadas em projetos de ensino da educação básica. Participante do Projeto de Pesquisa/UEMS ??Educação Escolar: identidade e alteridade ??, em 2009. Bolsista de Iniciação Cientifica da FUNDECT (março/2010 a março/2011), com o projeto de pesquisa na área de Sociolinguística Variacionista. Colaborador no projeto de pesquisa da UEMS " TEXTO HUMORÍSTICO: a importância da escolha vocabular para a construção do sentido", de 2010 a 2011. Aprovado em processo seletivo, do IFMS ? Campus Nova Andradina, para professor de Língua Portuguesa/Inglês, em 2011. Aprovado em segundo lugar no concurso público SAD/SED ? MS - 2011 para professor de Língua Portuguesa/Literatura, conforme o edital no. 19, publicado no DOE-MS 8110. Aprovado no concurso público de provas e títulos SAD/SED/2013, com 76,5, em segundo lugar, para professor de Língua Portuguesa/Literatura. Professor de Comunicação e Expressão no curso Instalador e Reparador de Redes de Computadores oferecido pelo PRONATEC - PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO, em 2013. Aprovado em Concurso Público para provimento de cargos do Magistério Federal, na categoria funcional de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Quadro de Pessoal Permanente do IFMS, Área de Língua Portuguesa, quinto lugar, conforme DOU 27/05/2014. Participante do Grupo de Pesquisa/CNPq/UEMS: Linguagem e Ensino (2013-2015). Participou do Curso de Avaliação e Qualificação de Avaliadores do ENEM - 2014. APROVADO NA AVALIAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO PARA O PROCESSO ELETIVO DE DIRETORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/2015 (Apto para concorrer à direção de unidade escolar da rede estadual de MS). Tem publicações nos seguintes temas: Linguística/Sociolinguística, Ensino de Língua/Linguagens, Gênero discursivo propaganda e Inclusão. Tutor do Curso de Formação Continuada Híbrida "Ensino Médio: Diálogos, Abordagens Práticas e Perspectivas Desafiadoras - Área de Linguagens" pela SED-MS.

Anderson Luiz Bazzotti Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018). Tem experiência na área de Jogos Digitais, com ênfase em Modelagem 3D e Programação.

Antônio César Ferreira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Sidronio Antunes de Andrade(2019). Atualmente é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Daniel Santos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Franclei Barnabé dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui graduação em Licenciadura Plena (Habilitação Inglês Português) pela Universidade Federal da Grande Dourados(2006) e especialização em Gestão do Sistema prisional e Gerenciamento de Cri pela Faculdade de Selvíria(2011).

Lucas Lins Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Presidente Tancredo Neves(2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Maysa Ayumi de Souza Konno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela E.E Presidente Vargas(2018)

Pedro Augusto Rocha da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela ST.Joseph's Catholic Primary and Nursery(2015), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Fundação Bradesco(2014), ensino-fundamental-primeiro-graupela Saint John Bosco College(2016), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Curso Colégio Progressão Marechal(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio João XXIII(2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

References

ANDRÉ, Janaína Silva. TRINCA SOCIAL: o designer como mediador no processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Design. Universidade de Brasília – UnB. Brasília. 2015.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, P.;MAINGUENEAU,D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2009.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.

PESAVENTO, S. J. A cor da alma: ambivalências e ambigüidades da identidade nacional.EnsaiosFEE, PortoAlegre, v20, n.1, p.123-133, 1999.

SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento, 2011.

SOFFNER, Renato Kraide. As Tecnologias da Inteligência e a Educação como Desenvolvimento Humano. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2005.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007.

WOODWARD, K, Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.p.7-72.

Published

2023-12-31

How to Cite

Fernandes, F. G., Matsumoto, A. S., Santos, A. L. B., Braga, A. C. F., Silva, D. S. da, Santos, F. B. dos, … Silva, P. A. R. da. (2023). Pantanal on stage: exploring the culture of Mato Grosso do Sul through a digital game. RealizAção, 10(20), 120–142. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17712