Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.15447

Palavras-chave:

Aprendizagem, Recurso didática, Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada

Resumo

O objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Ramadane Hirage

Licenciado em Ensino de Matemática na Universidade Rovuma, Extensão de Cabo Delgado, Mocambique

Rosalino Subtil Chicote

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PCI-UEL/UNILICUNGO

Geraldo Vernijo Deixa

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Professor Associado da Universidade Licungo

Director do Gabinete de Avaliação e Qualidade da Universidade Licungo

Coordenador do Mestrado em Educação/Currículo

Universidade Licungo, Zambézia, Moçambique

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Hirage, R., Chicote, R. S., & Deixa, G. V. (2021). Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(4), 139–162. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.15447

Edição

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Artigos