Pensamento Geométrico dos Futuros Professores de Matemática em Moçambique: um estudo de caso da Universidade Rovuma

Rosalino Subtil Chicote, Geraldo Vernijo Deixa

Resumo


Desenvolvemos a pesquisa com 53 estudantes, futuros professores de matemática, do 1º ano do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da Universidade Rovuma. O objectivo foi identificar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de futuros professores de matemática. Para o efeito, foi adaptado o teste de van Hiele. Os resultados mostram que maior parte dos futuros professores de matemática identificam classes de formas com base em propriedades, isto é, situam-se no nível 2 do modelo de van Hiele. Há heterogeneidade no desenvolvimento de pensamento geométrico dos futuros professores de matemática. Apenas 5 dos 53 inquiridos acertaram todas as questões do teste. Concluímos que os inquiridos possuem fraquezas no conhecimento matemático inerente aos quadriláteros.


Palavras-chave


Quadriláteros. Pensamento geométrico. Modelo de van Hiele.

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DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11195

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