Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Ivana Siqueira Caldeira IFSUL - CAVG
  • Vinicius Carvalho Beck IFSUL - CAVG
  • João Alberto da Silva FURG

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849

Palavras-chave:

Provinha Brasil. Grandezas Monetárias. Estruturas Aditivas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as relações que existem entre as categorias de problemas aditivos propostas por Gérard Vergnaud, autor da teoria dos campos conceituais, e os problemas que abordam o sistema monetário brasileiro na Provinha Brasil de Matemática. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados neste trabalho é a pesquisa documental. Ao analisar situações monetárias que abordam as relações entre cédulas e moedas na Provinha Brasil de Matemática, identificamos a presença de problemas que requerem a habilidade de quantificar, as noções de funcionamento do sistema de numeração decimal e a capacidade de agir em problemas de composição aditiva de medidas. Todos os problemas analisados envolvem apenas a composição aditiva de medidas. Alguns problemas exigem que a criança compreenda o fato de que “a cada cem centavos tem-se um real”, e assumimos aqui a hipótese de que este é um conceito-em-ação necessário para o acerto em situações desse tipo. Propomos a investigação da existência deste invariante operatório como um problema de pesquisa de trabalhos futuros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Siqueira Caldeira, IFSUL - CAVG

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul­rio­grandense (Ifsul), Campus CAVG. Professora dos cursos de Pós-graduação da Faculdade SENAC Pelotas e UCPEL. Mestre em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul­rio­grandense (Ifsul). Administradora pela Faculdade Atlântico Sul de Pelotas (2008). Especialista em Gerenciamento da Qualidade e Produtividade pela Faculdade Senac Pelotas. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios da Faculdade Anhanguera de Pelotas. Experiência na docência como Professora Tutora do curso EAD da Faculdade Anhanguera de Pelotas e Orientadora Educacional da Escola Senac Pelotas.

Vinicius Carvalho Beck, IFSUL - CAVG

Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus CaVG), professor EAD na Universidade Federal de Pelotas e estudante de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande. Trabalhou como professor de Matemática em cursos preparatórios, escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior. Tem experiência como pesquisador nas áreas de assimilação de dados meteorológicos, educação matemática e tecnologias na educação. Pesquisa sobre pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação Acadêmica: Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015).

João Alberto da Silva, FURG

João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos anos Iniciais. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP para avaliação de cursos graduação (SINAES) e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática (SAEB), Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Avaliação Nacional da Alfabetização. Integra a Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2019-2021). Foi Editor da Revista Momento (ISSN 0102-2717) entre 2010 e 2013 e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG entre 2011 e 2013. Faz parte da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como 2º secretário. É membro do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais e, atualmente, coordena o GT de Educação Matemática da AnpedSul 2016. Membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Tem interesse em atividades de extensão para popularização e divulgação de Ciência e Tecnologia e de pesquisa em Ensino Ciências e Matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

Brasil.(1997) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de primeira à quarta série: matemática. Brasília: MEC/SEF.

Castro, Maria Helena Guimarães de. (2000) Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128.

Cellard, A. (2008) A análise documental. In: J. Poupart, et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes.

Danyluk, Ocsana. (1991) Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.

Inep. (2018) Prova Brasil. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br>. Acesso em: 27 Set. 2018.

Kamii, C. (1990) A criança e o número: implicações da teoria de Piaget. Editora Papirus, Campinas - SP.

May, Tim.(2004) Pesquisa social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Artmed.

Vergnaud, Gérard. (1985) A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3.ed. Curitiba: Editora da UFPR.

Vergnaud, Gérard. (2017)A didática é uma provocação: ela é um desafio. In: GROSSI, Esther Pillar (Org.). Piaget e Vygotsky em Gérard Vergnaud: Teoria dos Campos Conceituais TCC. Coleção Campos Conceituais. Porto Alegre: GEEMPA.

Vergnaud, Gérard. (1990) La théoriedeschampsconceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10, n.2-3, p.133-170, 1990.

Vergnaud, Gérard.(1997) The nature of mathematical concepts. In Nunes, T. & Brynt, P. (Eds.) Learning and teaching mathematics, an international perspective. Psychology Press Ltd, Hove (East Sussex).

Downloads

Publicado

2019-01-13

Como Citar

Caldeira, I. S., Beck, V. C., & da Silva, J. A. (2019). Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 21–38. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849

Edição

Seção

Artigos