O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8668Palavras-chave:
Educação Financeira, Histórias em Quadrinhos, Ciclo de AlfabetizaçãoResumo
A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.Downloads
Referências
Alcântara, C. S. (2016). A história das Histórias em Quadrinho e a Educação: uma relação conflituosa, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e
Educação (pp. 31-56). São Paulo: Reflexão.
Brasil. (1997). Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª. a 4ª. série): Matemática. Brasília, DF: MEC.
Brasil. (2011). Câmara dos Deputados. Cartilha de educação financeira para pais. Brasília, DF. Edições Câmara.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Cardozo, D. A. (2016). O ensino e aprendizagem de Matemática utilizando História em Quadrinhos (Trabalho de conclusão de curso). Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil.
Carvalho, D. J. (2006). A Educação está no Gibi. Campinas: Papirus.
Cavalcante, L. A. O., & Cedro, W. L. (2016). Uma análise lógico-histórica da relação entre Histórias em Quadrinhos e a Educação, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação. (pp. 57-82). São Paulo: Reflexão.
Cordeiro, N. J. N., Costa, M. G. V., & Silva, M. N. da. (2018). Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate. v. 5, n. 1, pp. 69-84.
Freyre, G. (1981). Pessoas, coisas & animais (2a ed.). Ensaios, conferências e artigos reunidos e apresentados por Edson N. da F. (Org.). Porto Alegre, RS; Rio de Janeiro: Globo.
Gallery, N., Gallery, G., Brown, K., & Palm, C. (2011). Financial literacy and pension investment decisions. Financial Accountability & Management. EUA, v. 27, n. 3, pp. 286-307.
Lopes, C. E., & D’Ambrósio, B. S. (2017). A Insubordinação Criativa Para o Letramento Matemático na Infância, In: M. G. B. Maia, &, G. F. Brião (Orgs.), Alfabetização Matemática – Perspectivas Atuais. (pp. 83-93). Curitiba: CRV.
Maia, M. G. B., & Maranhão, C. (2017). A Alfabetização Matemática na sala de aula: uma ideia a partir da ampliação do Ensino Fundamental, In: M. G. B. Maia, & G. F. Brião (Orgs.), Alfabetização Matemática – Perspectivas Atuais. (pp. 17-30). Curitiba: CRV.
Meu Bolso Feliz (2018a). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-troco/
Meu Bolso Feliz (2018b). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-semanada-3/
Meu Bolso Feliz (2018c). Turma da Mônica: Troco. Recuperado em 15 de junho, 2018, de http://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-buscar-o-menor-preco/
Miskulin, R. G. S., Amorim, J. de A., & Silva, M. da R. C. (2006, abril). Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. Anais do IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Caxias do Sul, RS, Brasil. Recuperado em 02 junho, 2016, de http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC45.pdf
Negri, A. L. L. (2010). Educação para o Ensino Médio da Rede Pública: uma proposta inovadora. (Dissertação de mestrado). Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana, SP, Brasil.
Organization for Economic Co-operation and Development – OECD. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Recuperado em 07 junho, 2016, de http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf
Organization for Economic Co-operation and Development/International Network on Financial Education - OECD/INFE. (2011). Guidelines on Financial Education at School and Guidance on Learning Framework. Recuperado em dezembro, 2011, de www.oecd.org/finance/financialeducation/ 48493142.pdf .
Pereira, A. C. C. (2014). A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: A. C. C. Pereira (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas (pp. 28-39). Fortaleza: Premius.
Pereira, C. C. S. (2016). As diversas facetas dos quadrinhos no ensino da Matemática, In: A. C. C. Pereira, & C. S. Alcântara (Orgs.), História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação. (pp. 103-133). São Paulo: Reflexão.
Santos, R. E. (2003, setembro). A História em Quadrinhos na sala de aula. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado em 21 de maio, 2016, de http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/2003_NP11_santos_roberto_pdf
Silva, A. M. da, & Bairral, M. A. (2015) Educação Financeira Escolar. [Editorial]. Boletim GEPEM, UFRRJ. Rio de Janeiro. n. 66, jan/jun, pp. 1-2.
Silva, A. M. da, & Powell, A. B. (2013, julho). Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, PR, Brasil.
Silva, A. M. da, & Powell, A. B. (2015). Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, UFRRJ. Rio de Janeiro. n. 66, jan/jun, pp. 3-19.
Vergueiro, W. (2012). Uso das HQs no ensino. In: Â. Rama, & W. Vergueiro (Orgs.), Como usar as histórias em Quadrinhos na sala de aula (4ª. ed. 1ª. reimpressão, pp. 7-29). São Paulo: Contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.