Currículo de estrutura algébrica grupo: análise preliminar de um livro didático

Autores

  • Ana Paula Teles de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Lucia Manrique PUC

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7318

Palavras-chave:

Estrutura algébrica grupo. Currículo. Livro didático.

Resumo

Neste artigo temos como objetivo apresentar uma análise preliminar do capítulo sobre estrutura algébrica grupo do livro Álgebra Moderna empregado em cursos de Licenciatura em Matemática. Durante o período de nosso doutoramento em Educação Matemática, tivemos a oportunidade de analisar alguns livros didáticos que trabalham esse assunto, sendo ele o único redigido para ser utilizado apenas em cursos de Licenciatura em Matemática. Metodologicamente consiste em um trabalho documental, denominado síntese, que faz parte da nossa pesquisa intitulada “Um estudo sobre estrutura algébrica grupo: potencialidades e limitações para generalização e formalização”. Segundo Sacristán, há diferentes níveis de currículo, contudo aqui retratamos o currículo moldado aos professores que ministram esse componente curricular. Observamos que antes do conteúdo é apresentado o contexto histórico, que alguns exercícios possuem respostas e que ao evitarem o formalismo matemático, as demonstrações tornam-se confusas.

 

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Oliveira, A. P. T. de, & Manrique, A. L. (2018). Currículo de estrutura algébrica grupo: análise preliminar de um livro didático. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 2–17. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7318

Edição

Seção

Artigos