A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900

Keywords:

Sign game. whole numbers. number line.

Abstract

Objective of the research was to characterize the basis of arguments used by Mathematics teachers to teach addition and subtraction of Integer numbers on the number line. An online questionnaire was applied and only 4 Mathematics Graduated teachers who have 1 to 12 years of experience in teaching the Integers in grade 8.  The results indicate that the teaching of whole numbers via the number straight line is not permeated by epistemological obstacles. The game of the signs, although not justified its coherence has been an argumentative exit to justify contradictions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma- Extensão de Cabo Delgado

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PCI (Universidade Estadual Londrina - Brasil/Universidade Licungo- Moçambique)

Mestre em Educação/ Currículo pela Universidade Licungo – Moçambique

Membro do Grupo EDUCIM - UEL

Docente do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística

Area de interesse:  Formação de professores que ensinam Matemática

 Didática da Matemática

Gabriel Mulalia Maulana, Universidade de Rovuma

Gabriel Mulalia Maulana é moçambicano, natural de Rapale, Província de Nampula. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina - Brasil, Mestre em Ensino/Educação Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique – (2016), Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2010). Professor da Universidade Rovuma, Extensão de Cabo Delgado (desde, 2011).

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade de Licungo

Professor na Universidade Licungo: Quelimane, Zambezia, MZ

References

Amadeo, M.S. (2013). Desenvolvimento da noção de reta numérica e seus contextos de 1708 a 1829. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado à obtenção do título de Mestre em Ensino de Matemática. Rio de Janeiro.

Amorin, S.R. C. (2012). Números Inteiros: panorama de pesquisas produzidas de 2001 a 2010. Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Unversidade Católica de São Paulo como exigência para obtenção do titulo de Mestre Profissional em Ensino de Matemática. São Paulo.

Castro, E.C. (2015). Obstáculos epistemológicos en la enseñanza de los números negativos. Memoria presentada para optar al Título de Doctor por la Universidad de Zaragoza, realizada bajo la dirección del profesor Dr. Guy Brousseau. Zaragoza.

Glaeser, G.(2010). Epistemologia dos Números Negativos. Reedição de Wanderley Moura Rezende e Bruno Alves Dassie. In: Boletim GEPEM, n. 57, jul./dez, 2010. Trad. do original: Épistémologie des nombres relatifs, in: Recherches en didactique des mathématiques.

INDE. (2015). Programas das Disciplinas do 1o Ciclo do Ensino Primário, Maputo, Mocambique.

INDE. (2007). Matemática, Programa da 8ª Classe; Maputo, Mocambique..

Martins, A.P. C. (2013). Uma análise do ensino das operações com números relativos. Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc Pós-graduação lato sensu - especialização em educação matemática (Monografia). Criciúma.

Neto, F. T.R.(2010). Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no Ensino Fundamental. Dissertação submetida à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências e Matemática. Fortaleza.

Rosa, J. E. (2012). Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Universidade Federal do Paraná. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, como exigência parcial à obtenção do título de Doutora em Educação. Cutiriba.

Published

2022-06-30

How to Cite

Chicote, R. S., Maulana, G. M., & Deixa, G. V. (2022). A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 24–43. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900

Issue

Section

Article