Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Teses e Dissertações. Euclides Roxo.

Resumo

Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Euclides de Medeiros Guimarães Roxo, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecida para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Euclides Roxo, os autores das produções apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações abordaram de diferentes aspectos a Trajetória do professor Euclides Roxo.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Mendes, I. A., & Couto, A. P. N. P. C. N. (2021). Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 106–127. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores