Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12975

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Pandemia, Relato de experiência

Resumo

A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Borba, M. de C., & Araújo, J. de L. (2020). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Recuperado em 31 out. 2020, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Cabral, D. de F. S. (2019). Educação Financeira Escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. Recuperado em 03 nov. 2020, de https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2011/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-Dailiane-pronta.pdf.

Cury, H. N. (2007). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2007.

Hartmann, A. L. B., & Maraschin, M. S. (2019). Programa de Apoio Pedagógico: contribuições para a aprendizagem matemática de alunos do CTISM/UFSM e para a formação inicial de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 96-105, dez. 2019. ISSN 2595-0967. Recuperado em 03 nov. 2020, de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9667/5429.

Hartmann, A. L. B. (2019). Educação Financeira em Pesquisas Stricto Sensu no Brasil: um levantamento bibliográfico com foco na Tomada de Decisão. 2019. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

Libâneo, J. C. (1990). Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Recuperado em 31 out. 2020, de http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf.

Silva, A. M., & Powell, A. B. (2013). Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 11., 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 1-17.

Skovsmose, Ole. (2007). Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

Skovsmose, Ole. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. 1. ed. 1 reimp. Campinas, SP: Papirus, 2014.

Somavilla, A., Andretti, E., & Bassoi, T. (2019). A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, 2(1), 102-121. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8851. Recuperado em 03 nov. 2020, de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Camargo de Souza, A. G., Rodrigues Mendes, L., Berres Hartmann, A. L., & Maltempi, M. V. (2021). Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 185–200. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12975

Edição

Seção

Experiências pedagógicas