Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12742

Palavras-chave:

Formação de professores pedagogos. Sala de Aula Invertida. GeoGebra.

Resumo

Este  artigo  apresenta  parte  dos  resultados  de  um  projeto  que  teve  como  objetivo investigar se as estratégias utilizadas para a formação continuada de professores pedagogos utilizando  um  modelo  de  Ensino  Híbrido –"Sala  de  Aula  Invertida"  poderia  ser  um instrumento favorável para a formação continuada de professores no contexto da Matemática (Shulman,1987),  em  especial  da  Geometria.  A  proposta  foi  uma  tentativa  de  buscar  o aprimoramento de conceitos e práticas didáticas para o ensino de Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aspectos teóricos (Van Hiele,1986) e metodológicos e com o uso de tecnologias digitais, especialmente o software GeoGebra. Foi oferecida uma capacitação com a proposta de capacitar educadores, que lecionam no ensinofundamental, a  ensinar  Geometria  Plana  com  o  uso  de  tecnologias  digitais  e  incentivá-los  na  busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional. Os professores participaram da criação de um modelo  proposto,  em  suas  respectivas  áreas  de  atuação,  contribuindo para  resultados significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Collins, A. Joseph, D, Bielaczyc, K. (2004). Design Research: Theoretical and Methodological Issues. Journal of the Learning Sciences. Evanston, p.13-42

Doerr, H. M.; Wood, T. (2006). Pesquisa-Projeto (design research): aprendendo a ensinar Matemática. In: BORBA, M.C. Tendências internacionais em formação de professores de Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, Cap.5, p.113-128.

Kenski, V. (2008). Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação. São Paulo, Ed. Papirus,

Koehler, M. J.; Mishra, P.; Yahya K. (2007). Tracing the development of teacher knowledge in a design seminar: Integrating content, pedagogy and technology. Computers & Education, v.49, p. 740-762.

Mishra, P. e Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n.6, p. 1017-1054.

Perrenoud, P. (1999). Avaliação da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegra: Editora Artmed.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22.

Van Hiele, P. (1986). Structure and insight: a theory of mathematics educacion. Orlando: AcademicPress,

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Abar, C. A. A. P., Rodrigues, R. U., & Almeida, M. V. de. (2020). Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 44–59. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12742

Edição

Seção

Artigos