A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12237

Palavras-chave:

Comunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho objetivamos analisar e discutir as ações comunicativas e as tarefas de investigação para o ensino de matemática. Trouxemos como aporte teórico Rodrigues, Menezes e Ponte (2018); Bondie e Zusho (2016); Guerreiro (2014); Menezes et al (2014); Alrø e Skovsmose (2010). Para a metodologia, apresentamos e discutimos três tarefas investigativas: “Cubos com autocolantes”, “Dobras e mais dobras” e “Sequencia pictórica”. Os resultados apontam que as tarefas de investigações explorada por meio da comunicação matemática contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem trazendo uma criticidade sobre as tarefas, além de contribuir para as exposições de ideias e defesas dos pontos de vista dos educandos.

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Biografia do Autor

Benedito Edson Cardoso Machado, Universidade Federal do Pará

Discente da Universidade Federal do Pará, campus Breves

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciencias e matemática e professor da Universidade Federal do Pará da Faculdade de Matemática, Canpus universitario Marajo Breves.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Machado, B. E. C., & Lacerda, A. G. (2021). A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(4), 163–181. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12237

Edição

Seção

Iniciação científica