Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12065

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Ponciano dos Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS - 2019), sendo bolsista FAPITEC. Pós-Graduando em nível Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Alagoinhas/BA (IF Baiano). Pós-Graduado em nível Lato Sensu em Ensino de Matemática pela Faculdade Futura (2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016). Atualmente é professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como professor da Faculdade Jardins. Atua como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) liderado pelo Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud e do Grupo de Pesquisa Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) liderado pela Profa. Dra. Denize da Silva Souza e pela Profa. Dra. Georgiane Amorim Silva. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática pelo Instituto Federal de Sergipe (neuroMATH/IFS) liderado pelo Prof. Dr. Laerte Silva da Fonseca e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal de Sergipe (EDUCON/UFS) liderado pela Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Prof. Dr. Bernard Charlot. Tem experiência na área de Matemática, Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Didática da Matemática e Ensino de Matemática.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP, UCB/Lyon 1-FR). Professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Editor-chefe de "Caminhos da Educação Matemática em Revista" (Impressa e Online, REITORIA/PROPEX/IFS). Coordenador do GEPEM  – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS). Coordenador do neuroMATH – Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática (IFS)

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política e Sociedade (PUC/SP). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (DMA/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA/UFS).

Alanne de Jesus Cruz, Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE)

Mestra no Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Libras: Tradução, Interpretação e Ensino pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), pós-graduanda em Psicopegagogia com ênfase em Educação especial pela Faculdade de Educação São Luís, participante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Participante do Núcleo Colaborativo de práticas e pesquisas em educação matemática (NCPPEM) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), atualmente ensina no Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) e Intérprete de Libras na Prefeitura de Aracaju.

Referências

Bianchini, E. (2011). Matemática Bianchini 7 (7ª ed.). São Paulo: Moderna.

Fonseca, L. S. (2015). Desenvolvimento da aprendizagem matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo sistema nervoso central. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 4, 13-28. Acesso em 15 de janeiro de 2017, disponível em http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/7

Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2006). Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed.

Kandel, E. R., Schwartz, J. H., Jessell, T. M., Siegelbaum, S. A., & Hudspeth, A. J. (1991). Principles of neural science . Nova York: McGraw-Hill.

Leivas, J. C. (2019). Desenvolvendo habilidades de representação geométrica por meio de quebra-cabeças espaciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 10, 30-47.

Lorenzato, S. (2009). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores (2ª ed.). Campinas - SP: Autores Associados.

Moreira, M. A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implicação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília.

Mota, J. F., Pinto, R. L., & Ferreira, R. D. (2019). Visualização e pensmaento geométrico na geometria em movimento. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 10, 188-203.

Oliveira, G. G. (Janeiro/Abril de 2014). Neurociência e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação UNISINOS, 18, pp. 13-24. Acesso em 22 de Janeiro de 2017, disponível em http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.02

Romano, G. d., Schimiguel, J., & Fernandes, M. E. (2015). Uma revisão bibliográfica e pesquisas sobre livros didáticos de matemática, tecnologia e ensino de geometria no ensino fundamental e médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 10, pp. 212-226.

Santos, M. P. (2019). Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da Lei dos Senos. Dissertação, 144. São Cristóvão, Sergipe, Brasil: Universidade Federal de Sergipe.

Santos, M. P., Cruz, A. d., & Santos, L. (2016). Alvéolos Matemáticos: abelhas exímias matemáticas. X Coloquio Internacional "Educação e Comtemporaneidade". Acesso em 27 de fevereiro de 2017, disponível em http://educonse.com.br/xcoloquio/

Vieira, J. E., Fonseca, L. S., & Silva, K. S. (2016). Aprendizagem das noções de trigonometria no triângulo retângulo: reflexões à luz da neurociência cognitiva. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Acesso em 22 de Janeiro de 2017, disponível em http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-4.html

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Santos, M. P. dos, Fonseca, L. S. da, Santos, I. B. dos, & Cruz, A. de J. (2021). Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 170–184. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12065

Edição

Seção

Experiências pedagógicas