Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.10968

Palavras-chave:

Ensino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar nossa experiência de ensino de álgebra a estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta de nosso trabalho era analisar as respostas dos alunos buscando entender como eles lidam com as dificuldades encontradas ao resolverem os problemas relacionados aos sistemas de equações lineares. Como resultado, conseguimos que a maioria da turma conseguisse entender os processos da resolução dos sistemas de equação do primeiro grau, havendo grande participação da turma, trabalho coletivo e interesse pelo conteúdo e passaram a prestar mais atenção nas aulas para que conseguissem vencer seu adversário nos jogos seguintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, P. N. (2008). Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola.

Cedro, W., & Moura, M. (2007). Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetike, 15(1), 37-56.

Costa, A., Azevedo, J., Rodrigues, M., Hauschild, C., & Dullius, M. (2016). Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 8, n. 4, 159-176.

Lins, R., & Gimenez, J. (2001). Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus.

Moura, M. (1994). A Séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: T. Kishimoto (Org). Jogos, brinquedos, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez.

Murcia, J. (org.). (2008). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed.

Panossian, M., & Moura, M. (2010). Fantan: um jogo para ensinar e aprender álgebra. In A. Lopes & P. Pereira (Orgs.). Ensaios em Educação matemática: algumas possibilidades para a educação básica. Campo grande: ed. UFMS.

Smole, K., Diniz, M., & Milani, E. (2007). Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed.

Sousa, M., Panossian, M., & Cedro, W. (2014). Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado de letras.

Strapason, L., & Bisognin, E. (2013). Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio. Bolema, 27(46), 579-595.

Vygotsky, L. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky, vol.1, Problems of general psychology including Thinking and speech. New York: Plenim Press.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Rosa, A. S. M., Oliveira, W. F., Lyra-silva, G. M. V., & Cedro, W. L. (2020). Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 173–189. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.10968

Edição

Seção

Experiências pedagógicas