A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira

Autores

  • Valdete Aparecida do Amaral Miné Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0003-2087-1017
  • Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10242

Palavras-chave:

Educação Matemática. Frações. Materiais manipuláveis

Resumo

O presente trabalho aborda um relato de experiência de uma tarefa sobre o ensino de frações com uma aluna cega, em uma turma de 4ª ano do ensino fundamental. Durante a tarefa, foram desenvolvidos os conceitos de parte-todo, medida e razão com o auxílio de material manipulativo. Usamos como referencial teórico para a elaboração da tarefa os estudos de Walle (2009) e o fascículo 4 - Frações do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento, além dos referenciais que esclarecem os mecanismos cognitivos de crianças portadora de deficiência. Nessa experiência pudemos perceber a importância da mediação e intervenção do professor em relação à sistematização do conceito de fração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Aparecida do Amaral Miné, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação pela Unicamp. Bacharel em Ciências Contábeis. Licenciada em Matemática. Professora de Ensino Fundamental I - Prefeitura de Atibaia

Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Licenciada em Matemática. Professora aposentada do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Referências

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Delors, J.(org.) (1998). Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez.

Fernandes, S. H. A. A., Healy, L. (2007). Ensaio sobre a inclusão na educação Matemática.Revista Iberoamericana de Educação Matemática , 10, p. 59 - 76.

Nacarato, A. M. (2005). Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, Vol. 9, Nº 1, pg. 1-6.

Passos, C. L. B. (2006). Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, p. 77- 92.

Schliemann, A. D.; Santos, C. M.; Costa, S. C. (1992). Da compreensão do sistema decimal à construção de algoritmos. In ALENCAR, E. S.(Org.). Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Processos de Ensino e Aprendizagem. Aprendizagem. São Aprendizagem. Paulo: Cortes, p.97-117.

Smole, K. S.; Diniz, M. I.; Cândido, P. (2007). Jogos de matemática de 1o a 5o ano. Porto Alegre: Artmed. (Série cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).

Walle, J. A. V. (2009). Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. tradução Paulo Henrique Colonese. – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Miné, V. A. do A., & Coutinho, M. D. M. da C. (2019). A ludicidade no ensino de frações para alunos com necessidades especiais: cegueira. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 103–113. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10242

Edição

Seção

Experiências pedagógicas