A educação histórica como linha de investigação inovadora para o ensino de História

Max Lanio Martins Pina

Resumo


O presente artigo tem como finalidade apresentar a Educação Histórica como linha de investigação que surgiu no Reino Unido com a designação History Education entre os anos 70 e 80 do século XX, a qual pretendia compreender os motivos que levavam milhares de alunos escolherem estudar Matemática em detrimento da disciplina de História. O texto expõe ainda alguns dos pressupostos já alcançados pelos estudos que foram efetuadas nessa área, como também relaciona os mais importantes projetos desenvolvidos na Europa. Na sequência observa-se a presença desse campo no Brasil via Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, vinculado a Universidade Federal do Paraná – UFPR, bem como, se discute a hermenêutica como proposta de método de pesquisa utilizado pelos pesquisadores dessa linha de investigação.

Palavras-chave


Educação Histórica. Linha de Investigação. Ensino de História.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Eletrônica História em Reflexão



Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.