A educação histórica como linha de investigação inovadora para o ensino de História

Autores/as

  • Max Lanio Martins Pina

Palabras clave:

Educação Histórica. Linha de Investigação. Ensino de História.

Resumen

O presente artigo tem como finalidade apresentar a Educação Histórica como linha de investigação que surgiu no Reino Unido com a designação History Education entre os anos 70 e 80 do século XX, a qual pretendia compreender os motivos que levavam milhares de alunos escolherem estudar Matemática em detrimento da disciplina de História. O texto expõe ainda alguns dos pressupostos já alcançados pelos estudos que foram efetuadas nessa área, como também relaciona os mais importantes projetos desenvolvidos na Europa. Na sequência observa-se a presença desse campo no Brasil via Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, vinculado a Universidade Federal do Paraná – UFPR, bem como, se discute a hermenêutica como proposta de método de pesquisa utilizado pelos pesquisadores dessa linha de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

08/08/2016

Cómo citar

Pina, M. L. M. (2016). A educação histórica como linha de investigação inovadora para o ensino de História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 10(19), 152–168. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/5506