v. 16 n. 31 (2022): DOSSIÊ: Ensino de História e Cultura Indígena nas escolas

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EQUIPE EDITORIAL

Organizadores do Dossiê:

Éder da Silva Novak (UFGD)
Isabel Cristina Rodrigues (UEM)
Luisa Tombini Wittmann (UDESC).

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EDITORA-CHEFE
Carla Fabiana Costa Calarge

EDITORES/AS ASSOCIADOS/AS
Aécio Thiago Alves de Souza
Emanoel Jardel Alves Oliveira
Jackeline Kojima Matias Ikuta
Kacia Sousa
Kevin Franco dos Santos
Nathalia Claro Moreira
Ravi Rodrigues Amorim

Imagem da Capa: Apresentação cultural do grupo "Índias Terena" na Escola estadual Weimar Torres, distrito de Guaçulandia, Glória de Dourados MS. Foto de Débora Cristiane da Silva Lima, em 19 de abril de 2022.

Publicado: 01-06-2022

Edição completa

Expediente

Artigos do Dossiê

  • Revisitando a Lei 11645/2008 A Contribuição das Cosmologias Indígenas em Sala de Aula

    Clovis Antonio Brighenti
    3-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14849
  • As nações indígenas na coleção de livros didáticos História, sociedade & cidadania

    Edson Silva
    22-42
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14751
  • A questão indígena nos marcos legais de educação básica uma análise sobre a BNCC de História

    Igor Luis Andreo, José Victor Joly
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14791
  • O Conceito ‘nomadismo’ a BNCC e nos livros didáticos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - 4º E 5º anos entre o prescrito e o interpretado para o ensino De História

    Isabel Cristina Rodrigues, Franciele Sabchuk
    59-81
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14844
  • O octogenário “Dia Do Índio” histórias e culturas indígenas em escolas brasileiras antes e depois da Lei N.º 11.645/ 2008

    Giovani José da Silva
    82-101
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14850
  • O Dia do Índio na escola não indígena - uma tradição que precisa ser (des)inventada Do Decreto-Lei Nº 5.540/1943 à Lei 11.645/2008

    Poliene Soares dos Santos Bicalho, Roseli Martins Tristão Maciel, Fernanda Alves da Silva Oliveira
    102-128
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14839
  • Lei N. 11.645/08 O que Devemos Aprender com os Indígenas?

    Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
    129-151
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14659
  • A Lei 11.645/08 e as Diferenças Étnico-Racial em Sala de Aula Representações Docentes

    Carlos Magno Naglis Vieira, Daniele Gonçalves Colman
    152-158
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14830
  • Análise Antropológica do Ensino da Temática Indígena em Escolas de Campo Grande - MS

    Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva, Victor Ferri Mauro, Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    169-188
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14741
  • "Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá” Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades

    Luisa Tombini Wittmann, Clarice Ehmke Gayo
    189-213
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14847
  • Historicidade, Alteridade e Diversidade Os Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas

    Éder da Silva Novak, Ivana Aparecida da Cunha Marques, Angelita Verônica dos Santos
    214-244
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14846