A concepção de formação continuada nos programas da união e repercussões no âmbito municipal

Auteurs

  • Luciene Martins Ferreira Rocha [SEMED]

Mots-clés :

Formação de professores. Educação básica. Política educacional.

Résumé

Esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: que concepção de formação continuada os programas PRALER e Pró-Letramento trazem e que relação se observa entre o Programa PRALER e o Ideb municipal? E dentre outros apresenta como objetivos a) identificar concepções de formação continuada por meio de estudos bibliográficos; b) descrever os programas PRALER e Pró-letramento e analisar a concepção de formação continuada que trazem; c) identificar quais os programas de formação continuada da União foram executados/desenvolvidos no âmbito municipal; d) analisar a relação entre o Programa PRALER e a variação positiva do Ideb municipal entre 2005 e 2007, em municípios selecionados. Para tanto, realizou-se o estudo dentro de uma abordagem qualitativa. O estudo exigiu uma pesquisa bibliográfica. O campo empírico constituiu-se dos cinco municípios sul-matogrossenses que apresentaram maiores Ideb em 2007. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, e corroboradas pelo registro de anotações e gravações da fala, de questionário com questões abertas e fechadas e dos relatórios parciais da pesquisa “Bons Resultados do Ideb: estudos exploratórios dos fatores explicativos”. Os interlocutores da pesquisa contituiram-se dos gestores (secretários de educação e técnicos) responsáveis pela formação continuada nas Secretarias de Educação dos municípios selecionados. Os resultados apontam que nos Programas PRALER e Pro-Letramento a concepção de formação continuada é desenvolvimento profissional, mas, fundamentado na racionalidade prática. O Programa PRALER não teve adesão nos municípios investigados, consequentemente não há relação destes com os resultados do IDEB.

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Publiée

2012-01-13

Comment citer

ROCHA, L. M. F. A concepção de formação continuada nos programas da união e repercussões no âmbito municipal. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.188, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1526. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Teses e Dissertações

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