Humor Gráfico, Memória, Identidade Social e a Figura do Intelectual Orgânico em Henfil e Quino

Autores

  • Renato Fonseca Ferreira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9418

Palavras-chave:

Henfil. Quino. Intelectual orgânico. Memória.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar 6 cartuns e tiras cômicas de cunho político executados por Henfil e Quino em meados das décadas de 1960 e 1970 tendo como referência questões relacionadas à memória, a representação de classes, a identidade social e gênero e, identificados em um período das ditaduras brasileira e argentina. A pesquisa visa elucidar como estes gêneros do humor gráfico criam múltiplos pontos de vista a respeito do tratamento das questões políticas e a formação do intelectual orgânico, percebendo-se que as relações entre as representações dos cartunistas estão inter-relacionadas com saberes, com ideologias e marcadas por dialogismos, produzindo novos significados por meio dos traços do desenho e da linguagem utilizada. A partir das considerações nas análises das imagens, percebem-se proposições complexas que são exibidas em um plano de compreensão popular viabilizada por uma linguagem simples e direta. Assim, a partir das imagens apresentadas neste trabalho, identificamos que as formações ideológicas dos cartunistas subvertem o sentido como elementos de identidade, ligadas à figura do intelectual orgânico (GRAMSCI, 2001) e utilizando-se de metáforas visuais e verbais para dizer algo a mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Fonseca Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenador do Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico da Universidade Paulista (UNIP). Docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Ferreira, R. F. (2018). Humor Gráfico, Memória, Identidade Social e a Figura do Intelectual Orgânico em Henfil e Quino. Fronteiras, 20(36), 98–121. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9418

Edição

Seção

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II