Humor Gráfico, Memória, Identidade Social e a Figura do Intelectual Orgânico em Henfil e Quino
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9418Palabras clave:
Henfil. Quino. Intelectual orgânico. Memória.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar 6 cartuns e tiras cômicas de cunho político executados por Henfil e Quino em meados das décadas de 1960 e 1970 tendo como referência questões relacionadas à memória, a representação de classes, a identidade social e gênero e, identificados em um período das ditaduras brasileira e argentina. A pesquisa visa elucidar como estes gêneros do humor gráfico criam múltiplos pontos de vista a respeito do tratamento das questões políticas e a formação do intelectual orgânico, percebendo-se que as relações entre as representações dos cartunistas estão inter-relacionadas com saberes, com ideologias e marcadas por dialogismos, produzindo novos significados por meio dos traços do desenho e da linguagem utilizada. A partir das considerações nas análises das imagens, percebem-se proposições complexas que são exibidas em um plano de compreensão popular viabilizada por uma linguagem simples e direta. Assim, a partir das imagens apresentadas neste trabalho, identificamos que as formações ideológicas dos cartunistas subvertem o sentido como elementos de identidade, ligadas à figura do intelectual orgânico (GRAMSCI, 2001) e utilizando-se de metáforas visuais e verbais para dizer algo a mais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-19
Cómo citar
Ferreira, R. F. (2018). Humor Gráfico, Memória, Identidade Social e a Figura do Intelectual Orgânico em Henfil e Quino. Fronteiras, 20(36), 98–121. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9418
Número
Sección
DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).