História da Universidade de São Paulo, histórias em construção
Palavras-chave:
Memória Coletiva. Discurso Fundador. Formação Profissional. Faculdade de FilosofiaResumo
Infere-se, neste artigo, que houve tentativas de construção de uma ‘memória coletiva’ sobre a fundação da Universidade de São Paulo. Notou-se que a organização dos cursos da FFCL/USP esteve articulada sobre um projeto político e intelectual de formação de profissionais tanto para os níveis ‘primário’ e ‘secundário’, quanto para o nível superior.
Downloads
Referências
ABREU, A. A. de et. al. 2001. Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. 2ª ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro, Ed. FGV; CPDOC, 5v., pp. 5.175-180.
ABREU, R. 1996. A fabricação do imortal – memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco.
ALONSO, Â. 2002. Idéias em movimento. A geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo, Paz e Terra.
ANTUNHA, H. C. G. 1974. Universidade de São Paulo: fundação e reforma. São Paulo, Estudos e Documentos, FEUSP.
AZEVEDO, F. de. 1971. História de minha vida. São Paulo, Livraria José Olympio Editôra.
AZEVEDO, F. de. 1963. A cultura brasileira. Introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4ª ed. revista e ampliada. Brasília, Ed. UNB.
BALBACHEVISKY, E. 1996. Atos e estratégias institucionais: a profissão acadêmica no Brasil. Tese de Doutorado em Sociologia. São Paulo, USP.
BARROS, R. S. M. de. 1959. A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo, FFCL/USP (Boletim, n. 241).
BITTENCOURT, C. M. F. 1990. Pátria, civilização e trabalho. O ensino de história nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, Edições Loyola.
BUENO, B. A. B. 1987. Associação de pais e mestres na escola pública do estado de São Paulo (1931-1986). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo, FE/USP.
CAMPOS, E. de S. 1954. História da Universidade de São Paulo. São Paulo, USP.
CANO, W. 1998. Raízes da concentração industrial em São Paulo. Campinas, Ed. UNICAMP.
CARDOSO, I. A. R. 1982. A universidade da comunhão paulista. O projeto de criação da Universidade de São Paulo. São Paulo, Cortez.
CUNHA, M. V. da. 1992. Indivíduo e sociedade no ideário escolanovista (Brasil: 1930-1960). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo, FE/USP.
FAUSTO, B. 1997. A revolução de 1930. História e historiografia. São Paulo, Cia. das Letras.
FREITAS, S. M. 1993. Reminiscências. São Paulo, Maltese.
GOMES, Â. de C. 2002. A escola republicana: entre luzes e sombras. In GOMES, Â. de C. et al. (Org.). A República no Brasil. Rio de Janeiro, Nova Fronteira/CPDOC, pp. 384-437.
HAIDAR, M. de L. M. 1972. O ensino secundário no Império brasileiro. São Paulo. Ed. Grijalbo/Edusp.
HALBAWACHS, M. 1990. A memória coletiva. São Paulo, Vértice.
LIMONGI, F. 1989. Mentores e clientela da Universidade de São Paulo. In: MICELI, S. (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo, Vértice/Editora Revista dos Tribunais/IDESP, 2v., pp. 111-187.
LIMONGI, F. 1988. Educadores e empresários culturais na construção da USP. Campinas, 1988. Dissertação de Mestrado em História. Campinas, IFCH/UNICAMP.
MATE, C. H. 2002. Tempos modernos na escola. Os anos 30 e a racionalização da educação brasileira. Bauru, Edusc; Brasília, INEP.
MESQUITA FILHO, J. 1925. A crise nacional. Reflexões em torno de uma Data. São Paulo, Seção de Obras de O ESP.
MESQUITA FILHO, J. 1969. Política e cultura. São Paulo, Martins.
MICELI, S. 2001. Intelectuais à brasileira. São Paulo, Companhia das Letras.
MOTA, C. G. 2000. Ideologia da cultura brasileira (1933-1974). Pontos de partida para uma revisão histórica. 9ª ed. São Paulo, Ática.
NADAI, E. 1991. A educação como apostolado: história e reminiscências (São Paulo, 1930-1970). Tese de Livre Docência em Educação. São Paulo, FE/USP.
NADAI, E. 1987. Ideologia do progresso e ensino superior: São Paulo, 1891-1934. São Paulo, Edições Loyola.
PRADO, M. L. C. 1974. A ideologia liberal de ‘O Estado de São Paulo’ (1932-1937). Dissertação de Mestrado em História. São Paulo, FFLCH/USP.
SAWAIA, P. 1979. Esboço histórico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1934-1969. São Paulo, USP.
SCHWARTZMAN, S. et al. 2000. Tempos de Capanema. São Paulo, Paz e Terra; Rio de Janeiro, FGV.
SCHWARTZMAN, S. 1979. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo, Companhia Editora Nacional; Rio de Janeiro, Financiadora de Estudos e Projetos.
SCHWARTZMAN, S. (Org.). 1982. Universidades e instituições científicas no Rio de Janeiro. Brasília, CNPq.
SILVA, S. 1985. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo, Alfa-Omega.
TRIGO, M. H. B. 1997. Espaços e tempos vividos: estudo sobre os códigos de sociabilidade e relações de gênero na Faculdade de Filosofia da USP (1934-1970). Tese de Doutorado. São Paulo, USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).