“Forças de dominação”: discurso intelectual, violência e justiça no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina (1912-1930)
Palavras-chave:
Discurso intelectual, violência, senso de justiça, identidade, História Regional do Brasil.Resumo
O artigo busca analisar, através de dois eixos interpretativos distintos e ao mesmo tempo imbricados, o discurso intelectual paranaense sobre o “Outro” no Conflito do Contestado (1912-1916) e as relações entre a violência e a formação de um senso de justiça popular no Sudoeste do Paraná. Para tanto, a relação estabelecida entre a constituição da “violência efetiva” e da “violência discursiva” intelectual durante toda a ocupação populacional dessa região é o ponto de partida para uma perspectiva de análise comparativa entre as “duas regiões”. Essa perspectiva é capaz de dar um outro olhar à história da região, para além da disputa pela terra, sua ocupação e o conflito eminente (Contestado) entre duas concepções de mundo conflitantes e constitutivas de relações de poder até então pouco contempladas pela historiografia, tanto paranaense quanto catarinense, em torno de acontecimentos afirmativos de sua memória e identidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-06
Como Citar
Passos, A. A. dos, & Neundorf, A. (2012). “Forças de dominação”: discurso intelectual, violência e justiça no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina (1912-1930). Fronteiras, 14(25), 35–53. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1007
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).