Ditadura argentina em foco: a problemática das filhas e filhos de repressores por Teresa Basile
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v22i40.13270Palavras-chave:
Filhas e filhos de repressores. Memória. Literatura. Ditadura argentina.Resumo
A presente entrevista nasceu como proposta de atividade a ser desenvolvida no interior da disciplina História do Tempo Presente: teoria e historiografia, do curso de pós-graduação no interior do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Nosso objetivo é trazer à baila a pesquisa da professora Teresa Basile que desenvolve estudos sobre a segunda geração afetada pela ditadura nos anos 70 do século XX na Argentina, a saber; as filhas e filhos de repressores argentinos que condenam os crimes praticados pelos seus pais. Basile explora o tema abordando os vínculos entre literatura, violência, política e memória, nas literaturas latino-americanas das últimas décadas. Portanto, trata de temas que nos levam a perceber as violências praticadas pelo Estado no passado recente, nos fazendo refletir sobre as permanências dessas violências no presente e nas lutas que tentam cessar essas repetições na atualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-18
Como Citar
Wassmansdorf, M. L. (2020). Ditadura argentina em foco: a problemática das filhas e filhos de repressores por Teresa Basile. Fronteiras, 22(40), 202–220. https://doi.org/10.30612/frh.v22i40.13270
Edição
Seção
ENTREVISTA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).