Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998)

Autores

  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alessandra Domingos de Souza
  • Marianne Pereira de Souza

Palavras-chave:

Educação Básica. Política Educacional. Gestão educacional.

Resumo

O presente estudo busca apreender as ações do Estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica, com o intuito de explicitar o curso da gestão da educação na política educacional desse estado no período de 1988 à 1998. Para tanto, a pesquisa utiliza o método qualitativo, por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. Os dados obtidos na pesquisa indicam que, dentre as iniciativas apresentadas pela Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul para a educação básica no período de 1988 a 1998, mais especificamente às voltadas para a gestão educacional, há inciativas que apresentam mecanismos e características da gestão democrática e possibilita a participação, mesmo que indireta, da comunidade escolar e local nas discussões, tomadas de decisões e nas ações no âmbito da educação escolar. Essas inciativas tem em vista a educação como um direito social, já que busca o oferecimento de uma educação básica com igualdade de condições a todos, bem como um envolvimento coletivo da comunidade escolar e local nas discussões relativas as assuntos do cotidiano escolar, bem como a participação dessas comunidades no âmbito escolar, a partir da APM, e na política educacional do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da participação dos Conselhos de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2016-07-28

Como Citar

Alves, A. V. V., Souza, A. D. de, & Souza, M. P. de. (2016). Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998). Fronteiras, 18(31), 375–392. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5475