Cidadãos para a terra e para o céu: o projeto educacional do catolicismo ultramontano (1850-1950)
Palavras-chave:
Educação católica. Catolicismo ultramontano. Catolicismo e Mundo moderno. Política ultramontana.Resumo
O presente estudo propõe uma discussão acerca dos fundamentos da política educacional católica desenvolvida, no Brasil, de 1850 a 1950. O texto procura demonstrar que essa política educacional era parte integrante da luta católica contra a modernidade, em especial contra o liberalismo, o racionalismo e os projetos políticos de esquerda. Considerando que as doutrinas modernas, contrárias ao projeto divino de salvação da humanidade, se propagavam muito eficazmente através do sistema educacional após sua laicização, a hierarquia católica criou e implantou um amplo e sólido sistema educacional que fosse instrumento de recristianização da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).