Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998)

Authors

  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alessandra Domingos de Souza
  • Marianne Pereira de Souza

Keywords:

Educação Básica. Política Educacional. Gestão educacional.

Abstract

O presente estudo busca apreender as ações do Estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica, com o intuito de explicitar o curso da gestão da educação na política educacional desse estado no período de 1988 à 1998. Para tanto, a pesquisa utiliza o método qualitativo, por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. Os dados obtidos na pesquisa indicam que, dentre as iniciativas apresentadas pela Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul para a educação básica no período de 1988 a 1998, mais especificamente às voltadas para a gestão educacional, há inciativas que apresentam mecanismos e características da gestão democrática e possibilita a participação, mesmo que indireta, da comunidade escolar e local nas discussões, tomadas de decisões e nas ações no âmbito da educação escolar. Essas inciativas tem em vista a educação como um direito social, já que busca o oferecimento de uma educação básica com igualdade de condições a todos, bem como um envolvimento coletivo da comunidade escolar e local nas discussões relativas as assuntos do cotidiano escolar, bem como a participação dessas comunidades no âmbito escolar, a partir da APM, e na política educacional do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da participação dos Conselhos de Educação.

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Author Biography

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Published

2016-07-28

How to Cite

Alves, A. V. V., Souza, A. D. de, & Souza, M. P. de. (2016). Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998). Fronteiras, 18(31), 375–392. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5475